O Bahia venceu o Volta Redonda por 2 a 1, no Rio de Janeiro e começou bem a terceira fase da Copa do Brasil, na tarde desta terça-feira (11). Os gols do Tricolor na partida foram marcados pelo atacante Biel e pelo zagueiro Gabriel Xavier. Já Gabriel Bahia marcou de cabeça para o Volta Redonda.
A partida foi muito qualificada tecnicamente para as duas equipes, além de muito equilibrada no quesito oportunidades para gol. Apesar da derrota, o Voltaço fez o que se espera de um mandante, não se acomodou e incomodou o visitante, que na teoria é mais qualificado. Já o Bahia, correspondeu o que se esperava: aplicou um bom futebol no geral e se comportou como protagonista jogando na cidade maravilhosa.
Leia mais: Jovens brasileiros sofrem 'laranjada' e caem em golpe na Espanha
Veja também: “É preciso ter respeito”, dispara Olívia sobre mandato coletivo na CMS
A partida marcou a estreia do atacante Ademir, que inclusive quase estufou as redes na primeira oportunidade que teve.
O jogo de volta acontecerá na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 27 deste mês. Porém, o jogo que o Esquadrão vai passar a pensar a partir de agora é contra o RB Bragantino, na estreia do Campeonato Brasileiro, próximo sábado (15), também na Fonte Nova, às 18h30 (de Brasília).
A PARTIDA
A partida começou quente, igual o forte sol que estava sobre o estádio. O Volta Redonda aplicou uma pressão muito forte durante os primeiros minutos, forçando o erro do Bahia, que até chegou a ceder algumas oportunidades, mas o Voltaço não conseguiu ser efetivo para abrir o placar.
O Bahia, aos poucos, foi conseguindo deixar o jogo da sua forma, muito também por conta do vigor físico do meio-campista Acevedo, que parecia estar em todos os lugares do gramado na primeira etapa. O sol foi se escondendo e os donos da casa o acompanharam.
Como consequência, o Bahia passou a ser mais protagonista ainda com jogadas ofensivas bem trabalhadas, até marcar com Biel, aos 37 minutos, após um bonito passe achado pelo centroavante Everaldo, que deixou o ponta de cara com o goleiro, mas não se importou e empurrou para o fundo das redes, de primeira, em belo chute.
Por fim, o Bahia ainda teve uma boa chance com o meio-campista Yago Felipe, batendo rasteiro de fora da área, no canto direito do goleiro, que fez uma boa defesa e impediu o segundo gol do Esquadrão.
Segundo tempo agitado
A temperatura deu uma esfriada, mas o jogo continuou fervendo. O início do Bahia no segundo tempo foi bem parecido com o do Volta Redonda na primeira etapa, forçando bastante a saída de bola da equipe mandante. Até achou algumas oportunidades, mas não chegou perto da meta adversária.
Dos três gols da partida, dois foram na na etapa final do jogo. De cabeça, Gabriel Bahia empatou para o Voltaço aos 14 minutos, em uma jogada de bola parada. Não demorou para o Tricolor da boa terra revidar e, novamente, ficar à frente no placar. Aos 17 minutos, também de cabeça, Gabriel Xavier tranquilizou o Bahia.
Por precisar mais do placar, o Volta Redonda estava se empenhando mais e pressionou bastante o visitante, criou algumas boas oportunidades, mas esbarrou no sistema defensivo do Esquadrão e no inspirado goleiro Marcos Felipe, que fez pelo menos dois milagres no segundo tempo.
FICHA TÉCNICA
Volta Redonda x Bahia
Copa do Brasil - Terceira Fase - Jogo de ida
Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda;
Data: 11/04/2023 (terça-feira);
Horário: 16h30;
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP);
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Evandro de Melo Lima (ambos de SP);
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR);
Gols: Biel e Gabriel Xavier (Bahia); Gabriel Bahia (Volta Redonda);
Volta Redonda: Vinícius Dias; Wellington Silva, Gabriel Bahia, Marcão e Ricardinho; Dudu (Marcelo), Bruno Barra e Skilo; Caio Vitor, Luiz Henrique (Matheus Alessandro) e Berguinho. Técnico: Rogério Corrêa.
Bahia: Marcos Felipe; Gabriel Xavier; Kanu e Rezende; Jacaré, Acevedo (Mugni), Yago Felipe (Diego Rosa), Daniel (Ademir) e Chávez; Biel (Kayky) e Everaldo (Artur Sales). Técnico: Renato Paiva.