Brigando entre os 'cabeças' desta Série A do Brasileirão por uma vaga na próxima edição da Libertadores, o Bahia precisa superar os próprios limites e fazer história se quiser alcançar o principal objetivo da temporada nesta reta final de competição.
Leia mais:
Ceni avalia manutenção de Biel no Bahia e chance para Ademir
Cruzeiro fará reclamação à CBF sobre lance polêmico contra o Bahia
Pedindo passagem? Lucho é o atacante com melhor média de gols do Bahia
Após empatar com o Cruzeiro na última sexta-feira (18) em 1 a 1, o Tricolor de Aço ainda tem pela frente mais oito desafios para enfrentar até o fim da elite nacional. A equipe baiana enfrentará São Paulo, Palmeiras, Athletico-PR e Atlético-GO em casa e visitará Vasco, Juventude, Cuiabá e Corinthians fora.
Nesta reta final, o time comandado por Rogério Ceni precisará ultrapassar a melhor campanha do clube em pontos corridos, realizada no ano de 2017. Naquele período, o Bahia somou 50 pontos em 38 rodadas, terminando na 12ª colocação.
De acordo com as estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação em questão não seria necessária para garantir uma vaga na pré-Libertadores, pois teria apenas 0.004% de chances.
O que fazer?
Para estar em condições de conquistar uma vaga na pré-Libertadores, o Esquadrão de Aço precisa alcançar ao menos 64 pontos nos confrontos finais, segundo dados da UFMG. Atualmente o clube possui 46 pontos e precisa vencer seis dos oito jogos restantes para atingir a marca projetada.
No entanto, o Bahia passou sufoco contra as mesmas equipes no primeiro turno, conquistando apenas oito pontos, o que não seria suficiente para se classificar. Agora, o Esquadrão volta a campo somente no dia 28, uma segunda-feira, contra o Vasco, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h, no São Januário.
Relembre os resultados:
Bahia 2 x 1 Vasco;
São Paulo 3 x 1 Bahia;
Bahia 2 x 0 Juventude;
Palmeiras 2 x 0 Bahia;
Athletico-PR 1 x 3 Bahia;
Bahia 1 x 2 Cuiabá;
Bahia 0 x 1 Corinthians;
Atlético-GO 1 x 1 Bahia.