Com o acordo vinculado junto ao Grupo City, onde passa a se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Bahia será gerido pelo conglomerado árabe. Para isso, algumas modificações começam a ser feitas, a exemplo da contratação do novo treinador, Renato Paiva.
Além disso, a agremiação anunciou oficialmente, nesta quinta-feira, 8, o nome de Carlos Santoro para a função de diretor de futebol. Por outro lado, Eduardo Freeland está fora do cargo. Conforme informações divulgadas na nota oficial do Esquadrão de Aço, a alteração na gestão tem a missão de acelerar a transição à administração do fundo.
“A mudança acontece para acelerar o processo de implementação da SAF tricolor, com um profissional já identificado com a filosofia e os conceitos do City Football Group”, cita o texto.
Leia Mais
Contrato é encerrado e Rodallega não fica no Bahia em 2023
Cara nova: Renato Paiva chega a Salvador para comandar o Baêa
Bahia garante meia do acesso para temporada 2023
Anteriormente, Santoro aparecia firmemente nos bastidores do Tricolor. Chefe de Scouting e Recrutamento do Grupo City na América Latina, ele foi notado dentro da Arena Fonte Nova várias vezes, juntamente ao presidente Guilherme Bellintani e outros dirigentes do clube.
Veja a nota oficial do Bahia:
"O Esporte Clube Bahia comunica que Carlos Santoro é o novo diretor de futebol do Esquadrão, em substituição a Eduardo Freeland, a quem agradecemos pela dedicação e resultados conquistados, notadamente o retorno imediato à Série A do Brasileirão, e desejamos sucesso nos próximos desafios.
A mudança acontece para acelerar o processo de implementação da SAF tricolor, com um profissional já identificado com a filosofia e os conceitos do City Football Group.
Carlos Santoro, brasileiro, acumula nove anos de experiência no CFG. Ocupava a Direção de Scouting e Recrutamento do grupo na América Latina, após exercer a mesma função para a América do Sul e também a Gerência de Scout na região.
No período, teve relação direta na decisão de mais de 30 contratações do Manchester City como Gabriel Jesus, Douglas Luiz, Kayky, Diego Rosa e Yan Couto. Além disso, participou da montagem dos elencos do Yokohama Marinos campeão japonês em 2019 e 2022; do New York City campeão da Major League Soccer em 2021; e do Bolívar campeao boliviano em 2022.
O CFG vem participando das discussões sobre o tema futebol e desempenhando um papel consultivo para o clube. Até a conclusão definitiva do negócio, porém, a palavra final é do Bahia".