O novo técnico do Bahia, Renato Paiva, já desembarcou em Salvador, nesta quarta-feira, 7. Anunciado pelo clube de forma oficial há um dia, o treinador português compareceu ao aeroporto da capital baiana no final da tarde desta quarta. Ele foi recepcionado por funcionários do Esquadrão de Aço e alguns torcedores.
Na faixa dos 52 anos, Paiva tem uma trajetória ainda tímida no futebol profissional. De modo geral, passou 15 anos no Benfica - a maior parte na divisão de base -, mas treinou o time B dos Encarnados. Na ocasião, ele venceu 21 jogos, empatou 12 e perdeu 26 em 59 disputados, entre as temporadas 2018/19, 2019/20 e 2020/21.
Leia Mais
Novo treinador do Bahia se diz "maradoniano" e fã de Pep Guardiola
Bahia: volante Patrick de Lucca negocia ida para o Vasco da Gama
Após a passagem no país de origem, Renato Paiva treinou o Independiente del Valle, do Equador, de 2021 a 2022. Na equipe sul-americana, ele geriu o elenco por 62 confrontos, quando venceu 31, empatou 15 e sofreu 16 reveses. Além disso, ele deixou como legado o título do campeonato local da primeira divisão.
Neste ano, o seu último clube foi o León, do México, onde venceu três jogos de 12 disputados, de julho a outubro. Na próxima temporada, ele comandará o Bahia em quatro torneios. Além da elite do Brasileirão, Paiva terá a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Baiano.
🛬 O professou chegou!
— Esporte Clube Bahi🅰️ (@ECBahia) December 7, 2022
😺 De gato e cuia!#Mister #RenatoPaiva #BahiaÉOMundo #BBMP pic.twitter.com/X5tVWHb8GC