
Depois de receber críticas de todos os cantos, a Casa de Apostas Arena Fonte Nova, decidiu, no domingo (5), fazer a troca completa do gramado. As obras já iniciaram nesta segunda (6) e a expectativa é que a reforma termine até o dia 12 de outubro.
Leia Também:
De acordo com a organização do estádio, a troca vai ser realizada nesta semana para aproveitar a parada para Data Fifa. Além disso, também foi informado que o objetivo da mudança é manter o gramado dentro do padrão de qualidade em todos os aspectos.
Fornecida pela empresa Itograss, a grama utilizada será a do tipo Bermuda Celebration, utilizada na Arena desde 2013, e presente nos principais estádios do Brasil. A operação será uma força-tarefa envolvendo equipes da Arena Fonte Nova, da Greenleaf e da Itograss. Para a logística de transporte da grama, serão utilizadas 20 carretas de grama e quatro caminhões Truck.
“A Arena Fonte Nova é o primeiro estádio do Norte e Nordeste a utilizar o equipamento Fraze Mower na troca do gramado. A combinação dessas inovações garante alta qualidade, segurança e rapidez, fatores essenciais para estádios de futebol que buscam a excelência, com o mínimo de interrupção em seus calendários de eventos e jogos,” reforça Alexandre Vieira, Engenheiro Agrônomo e Sócio-Diretor da Greenleaf.
Etapas da mudança
A operação terá três etapas principais: remoção, preparo da base e instalação. Na primeira fase, será realizada a remoção do gramado existente com o uso do equipamento Fraze Mower, que funciona como uma lâmina de corte que remove folhas, raízes, estolões e rizomas de forma precisa, rápida a e que prepara a base do solo para receber o novo gramado.
Já na segunda etapa, depois da retirada da antiga grama, será feito o preparo dessa base, que consiste no revolvimento do solo para desfazer a compactação e garantir o sistema a drenagem ideal. Por fim, será feira instalação do gramado com o conceito Ready do Play (RTP), tecnologia de instalação de gramados em rolos especiais, que já vêm maduros e com raízes desenvolvidas.
“Realizamos manutenções e avaliações contínuas de todo o nosso equipamento. Por isso, decidimos realizar a troca, com expertise e tecnologia, para assegurar o melhor desempenho de todos os índices de performance do gramado", destaca o presidente da Arena Fonte Nova, Alexandre Gonzaga.
Alvo de críticas
No jogo contra o Palmeiras, no dia 28 de setembro, a Arena Fonte Nova foi alvo de críticas de todos os cantos. Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, jogadores e até o árbitro Anderson Daronco, na súmula da partida, fizeram diversas reclamações relacionadas à qualidade do gramado, impedindo que o duelo acontecesse da melhor maneira.
Para a partida contra o Flamengo, no último domingo (5), a organização da Arena divulgou alguns reparos, que, segundo foi dito, deixaria o estádio com condições igualadas ao padrão exigido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ainda assim, alguns atletas do clube carioca também reclamaram das condições do tapete.