O multiartista Heder Novaes lançou, na última segunda-feira (4), o curta-metragem SSA – Suspiros e Sussurros de Acordar, disponível no YouTube. O filme é parte do álbum visual de mesmo nome e combina poesia, música e imagens para contar uma história que explora suas raízes e sua relação com Salvador.
Leia mais:
Defensoria Pública lança projeto contra preconceito nas escolas
Secretária de Educação anuncia novas escolas e concurso para indígenas
A obra, também dirigida por Mirian Fonseca, oferece uma nova visão de cidade, centrada na cultura negra e nas experiências do povo baiano. A narrativa acompanha a trajetória de um personagem desde o nascimento, contando sua história por meio dos seis poemas musicados que compõem o EP.
A fusão de ritmos como samba de cabila, agueré, ijexá, capoeira e samba afro permeia o filme. Heder, que também é a voz principal no curta, usa dos ritmos para embalar a produção audiovisual.
“É preciso falar sobre amor, sobre pausa e sobre pertencimento. O filme deseja convidar o espectador a se conectar com a sua ancestralidade”, destaca o artista.
A produção conta ainda com participações de artistas como Lazzo Matumbi, Egbomi Cici de Oxalá e Arany Santana, além do toque de berimbau de Raniere Angoleiro, filho do mestre Moa do Katendê.
A direção de fotografia é assinada por Wendel Assis, com produção musical e arranjos de Cândido. Thais Patez e Ludmila Singa conduzem a direção de produção, enquanto Leila Campelo assume a produção executiva. A equipe também tem Maiana Oliveira na assistência de câmera e Natielly Santos na assistência de direção.
Tanto o EP quanto o filme SSA foram contemplados nos editais Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura.
O projeto foi criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.