![Pagode baiano se destaca no Carnaval há alguns anos](https://cdn.jornalmassa.com.br/img/Artigo-Destaque/1280000/380x300/De-volta-ao-auge-pagodao-chega-forte-para-ganhar-a0128015000202502061318-ScaleOutside-1.webp?fallback=%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1280000%2FDe-volta-ao-auge-pagodao-chega-forte-para-ganhar-a0128015000202502061318.jpg%3Fxid%3D6141685&xid=6141685)
A swingueira do pagodão está de volta ao topo e chega forte para o Carnaval. Nos últimos anos, o ritmo baiano foi conquistando o seu espaço na folia de Salvador e conseguiu se destacar em meio a festa que, inicialmente, reverenciava apenas a axé music.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, explicou a razão para o ritmo ter ganhado tanto apoio nos últimos tempos: “O pagode baiano tem se destacado não só na Bahia, mas em todo Brasil, por meio de nossos artistas, com seu talento e sua musicalidade contagiante. Sem dúvida, faz todo sentido apoiar esses artistas que têm contribuído inclusive para o desenvolvimento econômico de nossa cidade”.
Edington também exaltou a importância do pagode para a cultura e o turismo local. “Não podemos nos esquecer que um dos principais ativos de nossa cultura é a música, um dos nossos principais produtos de ‘exportação’ e promoção da cidade. Podemos dizer, inclusive, que a música é um dos nossos principais ativos turísticos. Não é à toa que recebemos por várias vezes a honraria da Unesco, o título de cidade da música”, declarou ao MASSA!.
Leia mais:
'Bit do Cavaquinho' hit do Carnaval? Flavinho reage a possível coroação
Chega de naipe! Léo Santana faz viagem ao passado e prepara projeto de pagodão raiz
Escandurras, Lincoln Senna e Magnata farão show gratuito nesta quarta
Em 2025, várias bandas e cantores do segmento prometem fazer sucesso e podem até levar o título de Música do Carnaval, pois nada está definido até o momento. Confira a lista com as principais apostas do pagode baiano para os festejos carnavalescos.
Léo Santana
Fenômeno no Carnaval, o cantor Léo Santana é um dos maiores nomes do pagode baiano da atualidade. Voltando para a pegada raiz, o artista lançou um álbum voltado para a época de ouro do gênero musical, batizado de ‘Tem PaGGodeiro Aí?’.
Dentre as canções gravadas nesse projeto especial, o cria do Lobato aposta na canção ‘Surra de Toma’ para ser o grande sucesso de 2025 nos circuitos da festa momesca.
Pagod’Art
Uma das grandes representantes do ritmo, a banda Pagod’Art entrou em uma nova fase e pode surpreender a todos. Vindo no embalo de uma temporada de muito sucesso, o grupo comandado pelo cantor Flavinho fez uma série de hits para o verão, mas um deles já tem se destacado.
Trazendo referências do início do pagode, o ‘Bit do Cavaquinho’ conquistou o coração da galera pela quebradeira presente na música, que contagia e faz o povo querer acompanhar. Para fechar, um challenge de dança foi criado para as redes sociais e viralizou.
Lá Fúria, Escandurras e Parangolé
Os cantores Escandurras, Bruno Magnata (La Fúria) e Lincoln Senna (Parangolé) se uniram para fazer um pagodão que exaltasse a baianidade. Lançado nesta quinta-feira (5), o hit chiclete ‘É a Bahia’ já está em alta na internet e nas plataformas digitais de música.
Cirilo Teclas
Um dos cantores revelação de 2024, o pagodeiro Cirilo Teclas estreia no Carnaval de Salvador em grande estilo. Conhecido por canções como ‘Manda 100, Manda 50’ e pelos bloquinhos, o artista é um forte concorrente este ano com a música ‘É o Naipe’.
Tony Salles
Testando um pagode modernizado, o cantor Tony Salles estreia no Carnaval com a carreira solo em grande estilo. Ele pretende colocar os foliões para dançar muito ao som de ‘Aposta’, que também tem uma coreografia divertida.
Igor Kannário e Vinny Nogueira
Os cantores Igor Kannário e Vinny Nogueira colocaram um pagodão cheio de groove e mesclado com um toque de arrochadeira na pista. Lançado neste fim de semana, ‘Algodão Doce’ tem crescido nas plataformas de música e deve colocar os fãs para virar na folia.