Todo mundo sabe que a Bahia é um caldeirão de ritmos musicais e neste ano não foi diferente. Da seresta ao pagodão e do arrocha ao forró, 2024 revelou novos nomes estouradinhos e maneiras inéditas de lançar aquela swingueira, como a febre do naipe baiano.
Os memes da internet também tomaram conta das músicas. Hits como 'Calma Calabreso', da La Fúria, e o boom da Menina da Bota demonstraram que o baiano gosta mesmo é de meter dança com muita resenha.
Confira a lista de hits musicais de 2024 na Bahia:
'Só Fé' - Grelo
Não há dúvida de que o hit do ano foi 'Só Fé', do antes desconhecido Grelo. A música estourou em todas as paradas do Brasil e não parou de tocar na Bahia, demonstrando que a vida pode ser simples se você tiver dinheiro para comprar o "mé", o leite das crianças e o 'modes' da mulher.
O artista já tem história na música e foi responsável por escrever hits do sertanejo como 'Erro Gostoso' (Simone Mendes) e 'Esqueça-me se for capaz' (Marília Mendonça e Maiara & Maraísa).
'Calma Calabreso' - La Fúria
Davi Brito foi uma das personalidades mais faladas de 2024. A participação do campeão no BBB 24 foi marcante e uma frase que ele largou durante uma discussão no reality virou música nas mãos da La Fúria.
'Calma Calabreso' misturou resenha com pagodão e caiu nas graças até dos estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) durante um concurso de sósias do ex-motorista de aplicativo.
'Vim Dançar na Roça' - Menina da Bota
De origem humilde, Maria José, mineira de 21 anos, conhecida como 'Menina da Bota', encantou a web com vídeos cantando e dançando forró ao lado da família.
A mistura de brega e arrocha deu certo e a jovem conquistou mais de 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais e o sonho de ajudar a família tem se tornado realidade para ela.
'Resenha do Arrocha' - J. Eskine
Tardando mas não falhando, J. Eskine, o Gangster do Arrocha, conquistou os ouvidos do Brasil aos 45 minutos do segundo tempo de 2024. O baiano juntou letras de pagodão e o ritmo da seresta para formar a 'Resenha do Arrocha' e está dominando as paradas nacionais.
“Foi de criança até coroa. O bom dessa parada de misturar é que pegou quase todos os públicos. O público mais ‘socialite’ se atraiu de uma forma, o da periferia, os mais jovens, os mais velhos”, disse o cantor, em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!.
'Naipe Baiano' - Oh Polêmico
A aposta do Oh Polêmico para o novo estilo do pagodão baiano deu mais que certo. Polly juntou diversos influenciadores da Bahia no clipe da música e não deixou de citar os estilos de dança do RJ e de SP.
E, é claro, que o som não ficou de fora das famosas batalhas de naipe organizadas em Salvador. O Portal MASSA! acompanhou uma delas, o "X1 do Naipe", onde rolou desde passinhos criativos até quebradeira na plateia.
'Macetando' - Ivete Sangalo part. Ludmilla
'Macetando', interpretado por Ivete Sangalo e Ludmilla, foi a música escolhida pelo público na votação do Troféu Bahia Folia 2024, da TV Bahia.
O som 'macetou' até o apocalipse e furou a bolha da Bahia, demonstrando que a Mainha Veveta sabe muito bem como conduzir uma folia e já tem uma nova aposta para 2025.
'Fode Sacaninha' - Oh Malvadãoo
Uma das músicas que deram origem ao naipe baiano, 'Fode Sacaninha' é cantada por Breno Santos, vocalista do grupo Oh Malvadãoo, que contou ao Portal MASSA! como se sentiu com o sucesso repentino.
A canção inspirou a coreografia criada pela dançarina Fernanda Costa, que estourou depois de Belle Daltro, irmã de Cristian Bell, gravar um vídeo ensinando como quebrar e amassar ao som do hit.
'Ela Passa a Língua no João Grandão' - Bloquinho P5
Hit nos paredões do Jardim das Margaridas e dos interiores da Bahia, 'João Grandão' uniu o ritmo do pagodão com a tradição junina, conquistando geral.
O som foi um dos mais escutados do ano e também marcou o retorno da banda Black Style.
"Casca de Bala" - Thullio Milionário
Quem não tem aquele amigo que é seu 'casca de bala'? A expressão nordestina estourou na voz do potiguar Thullio Milionário e colocou o forrozeiro no 7º lugar das músicas virais mundiais do Spotify.
O som fez bastante sucesso no São João deste ano, sendo eleito o hit do São João 2024 de Campina Grande, na Paraíba.