24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

É neste domingo! - 16/08/2025, 18:57 - Da Redação

Viver a Cidade leva lazer para PCDs na Magalhães Neto

Todos os equipamentos adaptados estarão disponíveis gratuitamente

Equipamentos adaptados estarão disponíveis
Equipamentos adaptados estarão disponíveis |  Foto: Associação Meu Sorriso / Divulgação

Pessoas com Deficiência (PCDs) e seus familiares e cuidadores podem participar do projeto Viver a Cidade, na manhã deste domingo (17), na Avenida Magalhães Neto, na Pituba. A iniciativa disponibiliza uma série de equipamentos adaptados, como cadeiras e bicicletas, para que todos possam ter um momento de lazer e atividade física ao ar livre.

Todos os equipamentos adaptados estarão disponíveis gratuitamente, juntamente com o apoio técnico de colaboradores e voluntários, das 8h às 12, na via marginal da Av. Magalhães Neto, nas proximidades do Hospital da Bahia.

Leia Também:

A atividade ocorre um domingo por mês até maio de 2026. O calendário com as próximas datas pode ser acessado no perfil da organização @projeto.meusorriso.

Acesso a equipamentos

A inscrição para acessar o equipamento é feita na hora e é possível fazer uso por até 45 minutos. O participante pode também migrar de equipamento, após esse período de utilização, caso haja disponibilidade de vaga e horário.

No local, ficam disponíveis, em média, 16 equipamentos, a exemplo de bicicletas tandem - que são bicicletas duplas, com dois selins, e que se aplicam ao ciclismo praticado por cegos e pessoas com baixa visão, além de pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral mais leve e deficiências intelectuais moderadas.

Também há cadeiras de corrida, usada por cadeirantes; handbikes, também usada por cadeirantes, mas que também servem para pessoas com a perna amputada; framerunnings, para pessoas com paralisia cerebral; e triciclos assistidos, que permitem ao familiar ou demais responsáveis praticar o ciclismo, enquanto puxam o deficiente ou correr, enquanto conduzem a pessoa com deficiência pelo trajeto.

As framerunnings se aplicam a deficiências de alto grau de perda de mobilidade, a exemplo de tetraplégicos, pessoas com autismo muito severo, entre outros. Além disso, o projeto dispõe de bicicletas comuns.

exclamção leia também