22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Só de rolé - 16/08/2025, 07:20 - Amanda Souza

Janja vai à Ribeira e visita a organização social Fábrica Cultural

Primeira-dama do Brasil participou da celebração dos 20 anos da instituição

Janja esteve acompanhada da ministra Margareth Menezes
Janja esteve acompanhada da ministra Margareth Menezes |  Foto: Uendel Galter/Ag A Tarde

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, está em Salvador desde a última quarta-feira (13) e, nesta sexta (15), marcou presença na celebração dos 20 anos da Associação Fábrica Cultural, no bairro da Ribeira.

Além de Janja, também esteve presente a primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso, e três ministras de estado: Anielle Franco (Igualdade Racial), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e Margareth Menezes, que além de ministra da Cultura do país, também é a fundadora da Fábrica Cultural.

Leia Também:

Criada em 2004, a Fábrica Cultural é uma organização social que promove transformação por meio da educação, arte, cultura, sustentabilidade e geração de renda, sendo referência em economia criativa.

Janja estava cumprindo agenda no Nordeste e encerrou em Salvador com a visita à associaçõo. “É isso aqui que o presidente Lula sempre diz que quer para todo mundo”, disse, sobre o trabalho realizado. No palco do evento, Janja também assumiu o compromisso de trazer Lula para conhecer o projeto.

Janja também exaltou o trabalho de Margareth Menezes. "Não é por acaso que estamos aqui hoje em um palco só de mulheres. A gente sabe que é muito difícil a gente sair da invisibilidade, e você proporcionou isso a muitas mulheres aqui. [...] Tenha muito orgulho de você, porque nós temos".

Imagem ilustrativa da imagem Janja vai à Ribeira e visita a organização social Fábrica Cultural
Foto: Uendel Galter/Ag A Tarde

Projeto consolidado

No palco, Margareth comentou emocionada a evolução do projeto. Afastada da presidência para cumprir com os deveres de ministra, ela disse que é a segunda vez que vem à Fábrica desde então. “Fiquei feliz de ver que choveu e não caiu uma goteira. Quantas vezes, Jaque [parceira de Margareth na fundação da Fábrica], a gente colocou as coisas aqui dentro e quando chovia molhava tudo?”, lembrou.

Imagem ilustrativa da imagem Janja vai à Ribeira e visita a organização social Fábrica Cultural
Foto: Uendel Galter/Ag A Tarde

O presidente da Fábrica, Joel Miguez, exaltou a contribuição da associação para a Bahia e a presença das ilustres figuras nesta sexta-feira. “Então, este evento, com a presença da primeira-dama do país, da primeira-dama do Estado e das três ministras, é uma satisfação enorme. Com certeza, vem potencializar a nossa força e a nossa capacidade de empreender e desenvolver esse trabalho junto às comunidades”.

exclamção leia também