
A primeira-dama do Brasil, Rosângela Silva, conhecida como Janja, se defendeu após ser acusada de quebrar o protocolo durante um jantar com o presidente da China, Xi Jinping. Sem abaixar a cabeça, a esposa do presidente Lula (PT) afirmou que nenhum “protocolo” irá silenciá-la.
Leia Também:
"Em nenhum momento eu calarei a minha voz para falar sobre isso, em nenhuma oportunidade. Não há protocolo que me faça calar, se eu tiver a oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa — do maior grau ao menor grau, do mais alto nível a qualquer cidadão comum", declarou Janja nesta segunda-feira (19).
A polêmica surgiu após Janja comentar, durante o encontro com o líder chinês, sobre a possibilidade de restrição ou até mesmo banimento do TikTok no Brasil. A primeira-dama defende a regulação da rede social, argumentando que a medida é necessária para proteger crianças e adolescentes.
Situação esclarecida
Lula saiu em defesa da esposa e garantiu que ele mesmo teria feito a pergunta que causou desconforto entre os chineses. O petista enfatizou que Janja apenas explicou a situação do TikTok no Brasil ao presidente da China.
"Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para gente discutir a questão digital, sobretudo o TikTok. E aí, a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças", esclareceu Lula.