26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Escândalo - 09/05/2025, 12:51 - Da Redação

Vai devolver: INSS explica como ressarcirá aposentados lesados

Valor será restituído na folha de pagamento de maio após descontos indevidos

Coletiva de imprensa para atualização da Operação Sem Desconto com os ministros Jorge Messias (AGU), Vinicius Marques de Carvalho (CGU), Wolney Queiroz (Previdência Social) e o presidente do INSS, Gilberto Waller. Foto Antônio Cruz/ Agência Brasil.
Coletiva de imprensa para atualização da Operação Sem Desconto com os ministros Jorge Messias (AGU), Vinicius Marques de Carvalho (CGU), Wolney Queiroz (Previdência Social) e o presidente do INSS, Gilberto Waller. Foto Antônio Cruz/ Agência Brasil. |  Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios no mês de abril terão o valor reembolsado entre os dias 26 de maio e 6 de junho, segundo comunicado divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta sexta-feira (9). Ao todo, serão devolvidos R$ 292.699.250,33.

Leia Também:

De acordo com o INSS, os descontos foram realizados por sindicatos e associações mesmo após o bloqueio determinado pelo órgão, já que a folha do mês de abril já havia sido processada. "O dinheiro foi bloqueado pelo INSS e será devolvido aos beneficiários na folha de maio", garantiu o Instituto.

Além disso, o INSS anunciou que vai notificar, a partir da próxima terça-feira (13), cerca de 9 milhões de beneficiários que sofreram descontos nos últimos anos e que podem ter sido vítimas de fraudes. A devolução valerá para descontos realizados de março de 2020 até hoje, caso não tenham sido autorizados.

Notificações apenas pelo Meu INSS

Os comunicados serão feitos exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. A instituição alerta que não haverá contatos por telefone ou mensagens de SMS. Para tirar dúvidas ou buscar orientação, os cidadãos devem ligar para o telefone 135, canal oficial de atendimento do órgão.

exclamção leia também