
Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios no mês de abril terão o valor reembolsado entre os dias 26 de maio e 6 de junho, segundo comunicado divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta sexta-feira (9). Ao todo, serão devolvidos R$ 292.699.250,33.
Leia Também:
De acordo com o INSS, os descontos foram realizados por sindicatos e associações mesmo após o bloqueio determinado pelo órgão, já que a folha do mês de abril já havia sido processada. "O dinheiro foi bloqueado pelo INSS e será devolvido aos beneficiários na folha de maio", garantiu o Instituto.
Além disso, o INSS anunciou que vai notificar, a partir da próxima terça-feira (13), cerca de 9 milhões de beneficiários que sofreram descontos nos últimos anos e que podem ter sido vítimas de fraudes. A devolução valerá para descontos realizados de março de 2020 até hoje, caso não tenham sido autorizados.
Notificações apenas pelo Meu INSS
Os comunicados serão feitos exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. A instituição alerta que não haverá contatos por telefone ou mensagens de SMS. Para tirar dúvidas ou buscar orientação, os cidadãos devem ligar para o telefone 135, canal oficial de atendimento do órgão.