
Mensagens que prometem a devolução do dinheiro cobrado a aposentados e pensionistas do INSS de maneira indevida são falsas. O novo golpe está sendo aplicado com o envio de um link para acessar o suposto benefício.
Leia Também:
Os emails e mensagens compartilhados por bandidos falam sobre "ressarcimento de descontos de mensalidades associativas". A ação criminosa acontece após um esquema bilionário de fraudes no INSS ser revelado pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O esquema criminoso consistia em descontar valores irregulares de beneficiários, como se eles tivessem se associado a sindicatos de aposentados, sem o consentimento deles. De acordo com as investigações, eram oferecidos serviços como descontos em academias e planos de saúde, mas não havia real estrutura para tal.
O verdadeiro ressarcimento é feito diretamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O beneficiário deve entrar em contato através do telefone 0800 que aparece no contracheque. Os descontos indevidos devem ser denunciados no Portal do Consumidor e na Ouvidoria do INSS, através da Plataforma Fala BR.