A população do estado da Bahia entra em sinal de alerta com um vírus já conhecido. Nesta quinta-feira (29), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) afirmou que, ao todo, sete pessoas já morreram por conta da Dengue no território baiano.
As duas últimas vítimas são residentes das cidades de Feira de Santana (a cerca de 100km de Salvador) e Vitória da Conquista. Além disso, o órgão declarou nesta semana que o aumento expressivo de casos suspeitos da doença no estado foi principalmente impulsionado por esses dois municípios, os quais estão enfrentando uma situação epidêmica.
Das cinco mortes anteriores, quatro ocorreram no sudoeste do estado, nas cidades de Jacaraci, Piripá e Ibiassucê. A quinta foi confirmada na quarta-feira (28) pela Sesab, em Irecê, no Norte da Bahia.
Ainda no dia de ontem, a prefeitura de Salvador iniciou a campanha "Salvador Contra a Dengue" para evitar a propagação do vírus, principalmente no período entre março e abril.
Leia mais:
Vacinação contra a dengue segue em Salvador; veja onde ir
Idosos são os mais afetados pela dengue; DF e 6 estados em emergência
Bahia adere ao Dia D de mobilização nacional contra a dengue
Neste ano de 2024, ainda há 64 municípios em situação epidêmica no estado da Bahia, com a Sesab registrando 16.771 casos prováveis de dengue.
Vacinação
Em Salvador, a vacinação contra a dengue continua nesta quinta-feira (29), nos postos de saúde, shoppings e drive-thrus. Até o dia de ontem, quase 10 mil doses já foram aplicadas. Para tomar a vacina, é preciso levar documento de identificação, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. Os jovens de 10 e 11 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável.