Uma das principais Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador, a UPA Valéria oferece entre as suas especialidades o serviço de Psiquiatria 24h à população. Em média, a unidade realiza cerca de 300 atendimentos por mês. Em caso de uma urgência ou emergência psiquiátrica, o paciente pode chegar por conta própria ou por regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Leia mais:
Anvisa impede venda de marca famosa de leite em pó
Doadores de medula óssea recebem benefícios; saiba quais e como doar
Você aprova? Maioria dos brasileiros gostam do horário de verão
O atendimento acontece da mesma forma que as demais especialidades oferecidas. A especialidade foi implantada em 2020, com a administração do contrato da unidade pela organização social S3 Gestão em Saúde.
“Com o atendimento 24h, conseguimos manejar as crises agudas nos quadros emergenciais com início imediato, em tempo hábil”, explica o coordenador médico da UPA Valéria, Victor Marchesini, destacando que a assistência também pode ocorrer quando solicitada por outras unidades que não têm o serviço de psiquiatria e necessitam de uma avaliação especializada (interconsultas).
Marchesini aponta ainda a possibilidade de cuidado integral que é oferecido ao paciente quando ele ingressa na unidade. “Caso o paciente necessite também de atendimento clínico ou pediátrico, especialidades oferecidas na UPA Valéria, realizamos a sua estabilização de forma imediata. É um acompanhamento conjunto e integral”, completa.
A UPA conta com uma equipe interdisciplinar formada por psiquiatras e médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos e demais profissionais que atuam na assistência integral. A equipe também está articulada com as redes de saúde mental, de atenção básica e de proteção social, para atender as demandas psíquicas e clínicas emergenciais, atuando conjuntamente com outros órgãos da rede para a assistência preventiva e acolhimento social e psicológico.
Setembro Amarelo
A Campanha Setembro Amarelo acontece no Brasil desde 2014. Neste ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. Além de chamar a atenção para a importância de discutir e realizar ações de prevenção ao suicídio, a iniciativa busca reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.