Um levantamento realizado pelo portal Reclame Aqui em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra um cenário positivo em relação ao horário de verão entre os brasileiros. A pesquisa, que ouviu cerca de três mil pessoas, mostra que 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano, indicando um suporte significativo para a implementação da medida.
Leia também:
Cineteatro 2 de Julho sedia Mostra de Cinemas Africanos gratuita
Ta barril! Buzus seguem 'off' na Lagoa da Paixão após manifestações
De acordo com a pesquisa, os benefícios percebidos do horário de verão vão além da simples alteração no relógio. Para 43,6% dos participantes, a mudança contribui para a economia de energia elétrica e outros recursos. No entanto, há também uma parcela considerável da população que não acredita que a medida traga efetivamente economia: 39,9% dos entrevistados manifestaram essa opinião, enquanto 16,4% não souberam ou não tiveram certeza sobre o impacto financeiro do horário de verão.
A sensação de segurança durante os meses em que o horário de verão está em vigor também é um aspecto importante levantado pela pesquisa. Cerca de 35,2% dos entrevistados relataram que se sentem mais seguros ao sair para o trabalho durante o horário de verão. Por outro lado, 19,5% afirmaram que a mudança os faz se sentir menos seguros, enquanto 41,9% disseram que a alteração não influencia sua sensação de segurança.