Salvador recebe a partir desta quarta-feira (18) mais uma edição da Mostra de Cinemas Africanos, com abertura marcada para as 19h no Cineteatro 2 de Julho. A abertura do evento acontece no Cineteatro 2 de Julho, às 19h, com a exibição do filme senegalês Banel & Adama, seguido de um bate-papo com a cineasta Ramata-Toulaye Sy. A entrada é gratuita, sujeita à capacidade do espaço.
Leia também:
Filme ‘Rondesp - Tropa de Elite Bahia’ é disponibilizado no YouTube
Com Liniker e Zezé Motta, programação da Flica 2024 é divulgada
O festival, que vai até 25 de setembro, contará com a exibição de 20 longas e 7 curtas-metragens de 16 países africanos, muitos deles inéditos no Brasil. Com uma curadoria que inclui programações especiais sobre os 30 anos da liberdade na África do Sul, os 30 anos do genocídio em Ruanda e o centenário de Amílcar Cabral, o evento visa destacar momentos históricos fundamentais na África e suas representações cinematográficas. A Mostra também se estende para outros espaços da cidade, como o Saladearte Cinema da UFBA, CineMAM e Cinema do Museu.
Além das exibições, o público terá a oportunidade de participar do inédito Encontro Audiovisual Brasil-África, que reunirá cerca de 50 profissionais do setor para promover diálogos e trocas de experiências entre cineastas e produtores dos dois continentes. Atividades como cursos, bate-papos e um laboratório crítico compõem a programação, que será acessível com tradução simultânea e interpretação em libras.