28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

O CACAU CAIU - 03/05/2023, 15:06 - Pedro Moraes

‘Toró’ deixa SSA City ‘de cabeça pra baixo’; veja imagens

As fortes chuvas tomaram conta das primeiras horas da manhã desta quarta-feira (3)

As fortes chuvas tomaram conta das primeiras horas da manhã desta quarta-feira (3)
As fortes chuvas tomaram conta das primeiras horas da manhã desta quarta-feira (3) |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

O ditado baianês “o cacau tá caindo” saiu da teoria para a prática nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (3). As fortes chuvas assolaram e fizeram Salvador virar ‘de cabeça para baixo’, sobretudo, no primeiro turno do dia. Entre as consequências, dois carros ficaram ilhados, em regiões distintas do bairro de Patamares.

Outra localidade atingida foi a avenida Pinto de Aguiar, considerada a principal do bairro. Na oportunidade, um veículo não passou por um alagamento e ficou ilhado. Do mesmo modo, na Pinto de Aguiar, uma árvore caiu e deixou o trânsito atribulado.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) indicou, por meio do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), a lista dos 10 bairros mais atingidos. Apenas no recorte das últimas seis horas, até às 11h49 desta quarta, horário da atualização mais recente, o bairro de Itapuã apresentou um acumulado de 82,8 mm.

Leia Mais

Forte chuva alaga colégio no bairro da Paz, em Salvador

Chuva surpreende Defesa Civil de Salvador: "Mais que dobrou"

Chuvas intensas atinge Salvador durante madrugada de quarta

Atrás do líder, Piatã somou 70,4 mm, e fechando o top 3, Boca do Rio com 68,2 mm. Em seguida aparecem Mussurunga (49,0 mm), Pituaçu (47,2 mm), Doron (41,4 mm), Pernambués (40,2 mm), Jardim Nova Esperança (35,6 mm), Rio Sena (35,5 mm) e Capelinha - Vila Picasso (34,4 mm).

Cerca de 115 ocorrências foram registradas devido à chuva, ainda conforme a Codesal. Em contato com o Portal Massa!, o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo, comunicou que a conexão entre a população soteropolitana e a Defesa Civil é objetivo principal de enfrentamento às chuvas.

Aspas

"Enquanto Defesa Civil, nosso principal objetivo é preservar vidas, com o acompanhamento sistemático das ocorrências que envolvam riscos. Caso sejam percebidas mudanças no cenário, como escorregamentos de terra, rachaduras e estalos em paredes, postes inclinados, entre outras, entrem em contato conosco imediatamente", ressalta.

Combate

Entre 1° de março e 30 de abril, a Codesal, em parceria com a Limpurb, aplicou 42.374 m2 de lona plástica em 292 áreas para impermeabilização preventiva de terrenos de encostas. O órgão aponta que atividades preventivas e educativas em áreas de risco são promovidas.

Por consequência, questões como a instalação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e a realização de simulados de evacuação em comunidades de Salvador, bem como o Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE) e Nupedecs Mirins, direcionados a criar uma cultura de defesa civil nas comunidades e entre os jovens, também estão em andamento.

exclamção leia também