31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Ninguém esperava! - 03/05/2023, 09:30 - Vinicius Viana- Atualizado em 03/05/2023, 11:20

Chuva surpreende Defesa Civil de Salvador: "Mais que dobrou"

Diretor da Codesal pede para população ficar em alerta com mau tempo

Mau tempo causa transtornos em Salvador
Mau tempo causa transtornos em Salvador |  Foto: Reprodução/Portal Massa!

A forte chuva que caiu na capital baiana na madrugada desta quarta-feira (3), superou as expectativas da Defesa Civil de Salvador (Codesal), e causou transtornos em diversas regiões da cidade. Algumas áreas registraram 100mm de chuva em pouco tempo, o que representou mais do que o dobro da previsão.

De acordo com Sosthenes Macedo, diretor-geral da Codesal, a chuva que caiu na capital baiana foi além do esperado. "Desde 3 horas da manhã, tivemos grande acumulados pluviométricos. A região de Pituaçu e Itapuã registraram mais de 100 mm, Boca do Rio de Piatã com mais de 90 mmm. Foi uma grande quantidade de chuva pra pouco espaço de tempo, pois tínhamos uma previsão de pancadas que chegassem a 30 ou 40 mmm, porém mais que dobrou", explicou em entrevista à TV Bahia.

Apesar da chuva ter dado uma trégua, Macedo pediu que a população continue em alerta com as áreas de risco. "A partir de agora [as pancadas de chuvas] começam a perder intensidade, mas as pessoas que moram em área de risco, principalmente onde pode ter escorregamento de terra, precisam ficar atentas mesmo com o tempo melhorando", pontuou.

Em seguida, o diretor-geral da Codesal alertou sobre os riscos de erguer um imóvel sem orientação de profissionais qualificados para construção. "Obra precisa ser feita com técnica devida, com profissionais habilitados pelo CREA-BA ou pelo CAU-BA. Obra que não tem esse tipo de orientação pode gerar um risco muito grande aos moradores daquela edificação no futuro. A gente observou na última sexta (28), que uma casa caiu por cima da outra, quase gerando uma tragédia. Então essa observação é importante, as pessoas precisam ter muita atenção, fazer construção regular, garantindo a segurança de todos", declarou.

Por fim, Sosthenes Macedo afirmou que a tendência para os próximos dias será de "melhoria de tempo", mas o final de semana "a gente volta a ter chuva novamente".

exclamção leia também