Vizinhos registraram o momento em que dois cachorros da raça pitbull invadem um parquinho infantil, na última terça-feira (12), na Zona Norte de São Paulo. No vídeo, é possível ver um dos animais ‘grudar’ na perna de um menino, que chega a ficar pendurado no brinquedo e sangrar muito.
Leia também:
Filhotes de possível cruzamento de gato com cachorro nascem em Feira de Santana
Última vistoria validou segurança de elevador que despencou no Horto
O caso causou revolta nas redes sociais. Na ocasião, dois adultos tentaram intervir de maneira pouco contundente, deixando a criança de 11 anos atacada por conta própria. Outra menor de 12 anos também ficou gravemente ferida.
De acordo com o boletim de ocorrência, a menina sofreu "lesões lacerantes" nos braços, cabeça, mãos e na região do peito. Ela foi socorrida para uma unidade básica de saúde, onde foi atendida e liberada. Já o garoto precisou ser transferido para um hospital, onde ficou internado devido à gravidade dos ferimentos, um deles na perna.
Veja:
Dois dias após o caso, outro ataque de pitbull foi registrado a cerca de 40 km dali, em Ribeirão Pires, em São Paulo. Na quinta-feira (14), um pedreiro de 37 anos foi morto enquanto prestava serviço em uma residência da região.
Segundo a polícia, Nilton Nivaldo de Souza estava sozinho no quintal da casa rejuntando o piso momentos antes de ser atacado pelo animal. O cachorro pertence ao proprietário da casa e estava trancado em um quarto na área da churrasqueira, uma vez que só obedece aos tutores.
O rapaz relatou que o pitbull conseguiu estourar a porta de metal do cômodo e correr em direção ao pedreiro. O ataque foi percebido por um vizinho que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e ligou para o dono da casa.
A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local, "provavelmente em decorrência da grande hemorragia sofrida", diz o B.O.
Relembre casos de ataques de pitbull que chocaram a Bahia em 2024:
FEIRA DE SANTANA
Em julho de 2024, um grupo de cinco pessoas ficou ferido após um pitbull invadir o parquinho de um condomínio localizado no bairro da Vila Olímpia, em Feira de Santana. Entre as vítimas estavam moradores - adultos e crianças - e um funcionário do residencial.
GESTANTE DE 8 MESES
O município de Jaguaquara, no sudoeste baiano, também registrou um caso trágico envolvendo a raça. Em abril deste ano, uma mulher com oito meses de gestação foi mordida por um cão que invadiu sua casa, após ela passar mal. O pitbull não foi contido corretamente pelas pessoas que tentavam socorrer a vítima, e acabou sendo morto.
DOGUINHOS NA AVENIDA OCEÂNICA
Também em abril de 2024, dois outros ‘doguinhos’ foram atacados por pitbulls na Avenida Oceânica, no bairro da Barra, em Salvador.
No dia 10 daquele mês, a advogada Mariana Soares denunciou que seu pet, o ‘Garoto’, foi brutalmente atacado por um pitbull que andava sozinho, sem guia ou focinheira.
De acordo com o relato, no momento em que ela tentou carregar seu pet, o cachorro maior a puxou pelo cabelo e impediu o salvamento. Garoto sofreu lesões e precisou ser levado a uma emergência veterinária, enquanto ela teve ferimentos na mão.
Duas semanas depois do registro, um poodle acabou morto em circunstâncias parecidas: o cãozinho de um ano e meio que pertencia a uma menina de 12 anos, portadora de síndrome de Down, foi violentamente mordido por um pitbull de forma repentina.
Segundo o funcionário do estabelecimento onde tudo aconteceu, o cão de grande porte passou solto, ao lado de uma fêmea da mesma raça. Devido a rapidez e violência da ação, o ‘doguinho’ Marvin não resistiu aos ferimentos.