
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em três localidades da capital baiana, na manhã deste sábado (3), devido as fortes chuvas que atingem a cidade.
As áreas afetadas foram as comunidades de Mamede, no bairro de Alto da Terezinha, e Moscou e Creche, em Castelo Branco.
Leia Também:
A Codesal orientou os moradores das áreas de risco a deixarem imediatamente os imóveis, levando apenas documentos e remédios essenciais. Essas pessoas serão encaminhadas para abrigos montados pela prefeitura em escolas municipais.
Após a evacuação, as casas serão vistoriadas para avaliar se há condições de retorno dos moradores. Caso as residências estejam comprometidas, os desalojados serão cadastrados na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) para receberem auxílio moradia.
Até as 11h40 deste sábado, a Codesal havia registrado 66 ocorrências na cidade. O bairro de Barro Duro foi o mais afetado, com o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, somando 122,2 mm.
Alerta máximo
Ainda nesta manhã, a Codesal também anunciou a mudança para o nível de alerta máximo, isso após o acumulado de chuvas em Salvador superar os 150mm nas últimas 72 horas,
"Sábado de muita chuva em Salvador. Nesta madrugada nós contabilizamos em algumas localidades, das últimas 72h, quase 200mm. O solo já está encharcado. Pedimos a todo soteropolitano que está em situação de risco, que se afaste imediatamente. Em caso de risco, não vacile e disque 199", alertou o diretor do Codesal, Sosthenes Macêdo, em vídeo.
Além disso, o órgão emitiu alertas para a continuidade das chuvas moderadas a fortes, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra em várias áreas de Salvador.