26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Fora da Bahia! - 13/10/2025, 20:06 - Da Redação

Santa Dulce ganha homenagem pelo 6º aniversário de canonização

Em 13 de outubro de 2019, Santa Dulce dos Pobres foi canonizada pelo Papa Francisco

Santa Dulce dos Pobres estampada no Cristo Redentor
Santa Dulce dos Pobres estampada no Cristo Redentor |  Foto: Divulgação

O Cristo Redentor foi iluminado de azul na noite desta segunda-feira (13) em homenagem à parceria firmada entre o Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Santuário Santa Dulce dos Pobres, em Salvador. A ação faz parte da primeira etapa da Geminação entre os dois centros religiosos, que passam a atuar em conjunto nas áreas da fé, turismo, cultura e desenvolvimento sustentável e social.

Leia Também:

A celebração fez parte da programação pelo aniversário de 94 anos do monumento carioca e também marca os seis anos da canonização de Santa Dulce dos Pobres, reconhecida como a primeira santa brasileira, em 13 de outubro de 2019, no Vaticano.

As atividades da Geminação começaram pela manhã, em Salvador, com uma missa em ação de graças presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, Dom Gilvan Pereira Rodrigues. Após a celebração, foi realizada a cerimônia de assinatura do termo de parceria entre os santuários, além da entrega de um quadro de Santa Dulce, obra do artista plástico Marco Velasquez.

A programação segue até terça-feira (14), com o Seminário de Desenvolvimento Territorial a partir do Turismo Religioso, das 8h às 11h, no Cerimonial da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. O encontro reunirá lideranças religiosas e representantes do poder público para discutir iniciativas de fomento ao turismo religioso e projetos de lei que propõem reconhecer Santa Dulce dos Pobres como Padroeira das Favelas, além de incluir sua data litúrgica: 13 de agosto no calendário oficial do Rio de Janeiro.

A Geminação entre o Cristo Redentor e o Santuário Santa Dulce dos Pobres se soma a outras parcerias internacionais já firmadas pelo monumento carioca, como com o Cristo Rei, em Portugal; o Cristo Redentore di Maratea, na Itália; o Cristo del Otero, na Espanha; o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP); o Cristo Redentor de Itaperuna (RJ); o Cristo Luz, em Balneário Camboriú (SC); e a cidade de Petra, na Jordânia. Essas alianças têm o objetivo de fortalecer o intercâmbio cultural e espiritual entre destinos de relevância religiosa ao redor do mundo.

exclamção leia também