28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Saúde com moral - 14/01/2026, 08:30 - Silvânia Nascimento

Saiba por que 3 hospitais baianos estão entre os 100 melhores

Hospital Ana Nery, Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos e Hospital Universitário Professor Edgard Santos estão na lista

Hospital Ana Nery
Hospital Ana Nery |  Foto: Divulgação/Sesab

O levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, que colocou três hospitais da Bahia entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, também coloca a saúde pública do estado baiano como referência quando o assunto é unidades especializadas.

Dentre os três, dois são unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Hospital Ana Nery e o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. A terceira unidade baiana é o Hospital Universitário Professor Edgard Santos.

A diretora de Gestão e Serviços da Sesab, Zaine Lima, explicou com mais detalhes acerca dos critérios que foram levados em consideração pelo Instituto para a escolha dos hospitais.

”A gente recebeu com muita alegria essa notícia de que tínhamos três hospitais baianos que estavam classificados na lista dos 100 melhores do país, sendo que dois são de gestão estadual e bem consolidada. Essa classificação é um estudo feito pela Organização Pan-Americana da Saúde, que é um organismo internacional, então, não tem nenhum envolvimento com o Estado. Ele respeitou critérios que são técnicos e que foram aplicados a todos esses hospitais do Brasil que participaram dessa seleção. Esses hospitais tinham que ser hospitais públicos com mais 50 leitos, que tivessem informações no sistema de informação hospitalar, que é um sistema que o Ministério da Saúde usa para registrar os atendimentos que são realizados nos hospitais públicos, tanto estaduais, municipais e federais, que atendem pacientes pelos SUS, e unidades que fossem 100% SUS. Então, os critérios foram os mesmos para todos os hospitais”, pontuou.

Leia Também:

Ainda na entrevista, ela reconheceu a importância das três unidades baianas selecionadas, porém, colocou como destaque o crescimento do Hospital Estadual da Mulher. ”O Hospital da Mulher foi inaugurado em 2017 e acaba de completar nove anos. E, gente, é uma alegria muito grande ter um hospital tão jovem como uma das referências dos melhores hospitais do país”, disse.

Segundo a Sesab, em 2024, o Hospital da Mulher ampliou sua capacidade assistencial com a implantação de 78 novos leitos, passando de 163 para 241. No ano passado, o hospital também deu início à construção de um novo ambulatório, que contará com 35 consultórios e salas destinadas à realização de procedimentos. “Ele se consolidou. Além de tratar outras doenças que atingem as mulheres”, declarou Zaine.

O Ana Nery é top

Considerado um dos principais centros de referência em cardiologia, nefrologia e transplantes no Nordeste, o Hospital Ana Nery, localizado na Caixa d'Água, Salvador, também entrou para a estatística dos 100 melhores no levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde. “Ele trata das doenças cardiovasculares. É uma unidade, também, de extrema importância, porque além dele tratar toda a parte de alta complexidade cardiovascular, ele é uma referência para doenças renal crônica, inclusive, realiza transplantes, tanto de coração, quanto de rim”, destacou a diretora de Gestão de Serviços da Sesab.

Secretária celebra

Para a secretária da Saúde do estado, Roberta Santana, este reconhecimento é resultado dos investimentos que o Governo do Estado tem feito na área da saúde. “Temos ampliado e qualificado a assistência na Bahia. No Hospital Ana Nery, um exemplo foi a entrega da reforma e ampliação do serviço de hemodinâmica. No Hospital da Mulher expandimos os serviços oncológicos quimioterápicos e cirúrgicos, possibilitando o atendimento a um número maior de mulheres. Mais que estrutura, contamos com equipes que acolhem os pacientes, dando tratamento humanizado”, afirma Roberta Santana. Para a definição dos “finalistas” do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil também foram aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade.

exclamção leia também