
Se deu sol depois da chuva, é mar? Em Salvador, o sol que surge após o 'cacau cair' costuma atrair banhistas para praias, como Porto da Barra, Paciência, Itapuã e São Tomé de Paripe. No entanto, o banho de mar neste momento pode colocar a saúde em perigo.
O alerta sobre o risco de contaminação com microrganismos ou agentes infecciosos ganhou força após um vídeo mostrar um homem se banhando durante a chuva em uma piscina natural, ao lado do Farol da Barra, conhecido como o “Buraco da Sereia”, na última semana. Veja ao vídeo:
Diante dos riscos ao entrar no mar durante ou após um temporal, a infectologista Adielma Nizarala, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz um alerta em relação aos esgotos. “Temos esgoto vindo de casas, de pias e sanitários. Se não houver tratamento adequado, durante as chuvas ele transborda e chega ao mar, levando bactérias e vírus presentes nos dejetos”, detalhou ao Portal MASSA!.
Leia Também:
Veja quais doenças podem ser contraídas

A Dra. Nizarala também revelou quais doenças podem ser contraídas durante o banho de mar, principalmente se a água for ingerida acidentalmente, como: “gastroenterite, cólera, leptospirose, conjuntivite e infecções em ferimentos na pele”.
Infectologista lista sintomas que apontam uma possível contaminação
Sintomas imediatos (após ingestão da água): diarreia intensa, náuseas e vômitos, dor abdominal e febre (em casos mais graves).
Sintomas locais: dor ou coceira nos ouvidos, secreção no ouvido, vermelhidão e irritação nos olhos.
Sintomas tardios (até 7 a 30 dias): febre, dor de cabeça e dores musculares, especialmente nas panturrilhas; olhos amarelados (icterícia) e conjuntivas muito avermelhadas (comuns em casos de leptospirose).
Quanto tempo esperar para tomar banho de mar após chuvas?

Embora o Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema) determine oficialmente a balneabilidade das praias, a infectologista Adielma Nizarala recomenda um período de 48 a 72 horas após a chuva para que o risco sanitário diminua. De acordo com a profissional, o fluxo das marés ajuda a diluir contaminantes, tornando a água mais segura para banho.
O Portal MASSA! também buscou informações no Inema sobre o retorno com segurança às praias após chuvas, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
