
Leia Também:
Praias mais perigosas de Salvador

Segundo o tenente Kleber Rocha, as praias com maior risco de afogamento são Barravento, Buracão e Paciência. Ele explicou que a combinação de fatores naturais faz com que esses locais registrem um maior número de casos de afogamento.
"Mais perigosas por conta da energia das ondas e das estatísticas que temos de afogamento. Temos também a presença de correntes de retorno muito fortes, que acabam aumentando a incidência de acidentes devido à falta de informação da população. Muitas pessoas chegam à praia e não se orientam corretamente com os guarda-vidas; turistas que vêm aproveitar a praia, sem conhecer os locais mais seguros para banho, acabam se arriscando nessa situação", informou ao Portal MASSA!.
Praias mais tranquilas de Salvador
As praias do Porto da Barra e de Amaralina são as mais indicadas para um banho seguro, segundo o tenente. Elas apresentam barreiras naturais ou artificiais que ajudam a reduzir a força do mar, formando piscinas em maré baixa. "Então, a praia mais tranquila seria aquela com formações de piscinas. Com a maré baixa, ou em praias abrigadas por quebra-mares naturais ou por estruturas feitas pelo homem, como a que temos aqui no Porto da Barra".
Porto da Barra é a opção mais segura

Quando questionado sobre quais praias são ideais para crianças, jovens, idosos e pessoas sem habilidades, o tenente destacou o Porto da Barra. "Porque é, de fato, um lugar abrigado. A Amaralina, dependendo da praia, da maré e do período do mês, ainda apresenta certo risco, mas o Porto da Barra talvez seja a mais indicada para esse tipo de público que você está sugerindo", afirmou.
O militar pontuou que, em condições normais, o Porto da Barra é a melhor opção, especialmente para quem não tem familiaridade com o mar: "Pois conta sempre com a presença de guarda-vidas, onde é possível obter informações e orientações. Por isso, esta é a região mais indicada para pessoas que não têm tanta habilidade com água".
Alerta aos responsáveis por crianças

Por último, o tenente sinaliza uma regra de segurança essencial para quem cuida de crianças. "Quando for entrar com a criança no mar, o recomendado é que ela esteja, no máximo, a um braço de distância de você. Assim, caso algo aconteça, será possível resgatá-la rapidamente. E, sempre, esteja munido de boia, utilizando o equipamento correto, para que ela possa ter um banho seguro".
O trabalho preventivo dos guarda-vidas no Porto da Barra ainda conta com a distribuição de pulseiras de identificação, uma medida adotada devido ao grande número de casos de crianças perdidas.