25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Dicas valiosas! - 28/09/2025, 07:00 - Vinicius Viana

Guarda-vidas aponta praias mais perigosas e tranquilas de Salvador

Confira onde se divertir com segurança e onde ter mais atenção na capital baiana

Praia do Porto da Barra
Praia do Porto da Barra |  Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde
O calor e o sol forte em Salvador levam milhares de pessoas às praias em busca de lazer e refresco. No entanto, o que deveria ser diversão pode se transformar em tragédia se os banhistas não conhecerem bem o local onde estão entrando na água. Para orientar os frequentadores, o 13º Batalhão Marítimo do Corpo de Bombeiros da Bahia, responsável pela supervisão das praias que vão do bairro da Barra até Amaralina, listou quais são as áreas mais perigosas e as mais seguras para banho na capital baiana.

Leia Também:

Praias mais perigosas de Salvador

Bandeira vermelha alerta sobre o risco de afogamento na Praia da Paciência
Bandeira vermelha alerta sobre o risco de afogamento na Praia da Paciência | Foto: Vinicius Viana / Ag. A Tarde

Segundo o tenente Kleber Rocha, as praias com maior risco de afogamento são Barravento, Buracão e Paciência. Ele explicou que a combinação de fatores naturais faz com que esses locais registrem um maior número de casos de afogamento.

"Mais perigosas por conta da energia das ondas e das estatísticas que temos de afogamento. Temos também a presença de correntes de retorno muito fortes, que acabam aumentando a incidência de acidentes devido à falta de informação da população. Muitas pessoas chegam à praia e não se orientam corretamente com os guarda-vidas; turistas que vêm aproveitar a praia, sem conhecer os locais mais seguros para banho, acabam se arriscando nessa situação", informou ao Portal MASSA!.

Praias mais tranquilas de Salvador

As praias do Porto da Barra e de Amaralina são as mais indicadas para um banho seguro, segundo o tenente. Elas apresentam barreiras naturais ou artificiais que ajudam a reduzir a força do mar, formando piscinas em maré baixa. "Então, a praia mais tranquila seria aquela com formações de piscinas. Com a maré baixa, ou em praias abrigadas por quebra-mares naturais ou por estruturas feitas pelo homem, como a que temos aqui no Porto da Barra".

Porto da Barra é a opção mais segura

Praia do Porto da Barra
Praia do Porto da Barra | Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

Quando questionado sobre quais praias são ideais para crianças, jovens, idosos e pessoas sem habilidades, o tenente destacou o Porto da Barra. "Porque é, de fato, um lugar abrigado. A Amaralina, dependendo da praia, da maré e do período do mês, ainda apresenta certo risco, mas o Porto da Barra talvez seja a mais indicada para esse tipo de público que você está sugerindo", afirmou.

O militar pontuou que, em condições normais, o Porto da Barra é a melhor opção, especialmente para quem não tem familiaridade com o mar: "Pois conta sempre com a presença de guarda-vidas, onde é possível obter informações e orientações. Por isso, esta é a região mais indicada para pessoas que não têm tanta habilidade com água".

Alerta aos responsáveis por crianças

Criança acompanhada da mãe no Porto da Barra
Criança acompanhada da mãe no Porto da Barra | Foto: Shirley Stolze/ Ag. A Tarde

Por último, o tenente sinaliza uma regra de segurança essencial para quem cuida de crianças. "Quando for entrar com a criança no mar, o recomendado é que ela esteja, no máximo, a um braço de distância de você. Assim, caso algo aconteça, será possível resgatá-la rapidamente. E, sempre, esteja munido de boia, utilizando o equipamento correto, para que ela possa ter um banho seguro".

O trabalho preventivo dos guarda-vidas no Porto da Barra ainda conta com a distribuição de pulseiras de identificação, uma medida adotada devido ao grande número de casos de crianças perdidas.

exclamção leia também