25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Nem sobrar e nem faltar - 22/12/2025, 07:00 - Da Redação

Saiba como calcular a quantidade de comida para a ceia de Natal

Se ligue nas dicas para um cardápio consciente

Organização é a base para evitar estresse na hora da ceia
Organização é a base para evitar estresse na hora da ceia |  Foto: Ilustratativa/Reprodução/Freepik

As festas de fim de ano estão chegando e uma das coisas que as pessoas mais pensam é na ceia. Mas como saber a quantidade certa de comida para que todos possam ficar satisfeitos, porém, evitando desperdícios e sem a dor de cabeça de ter faltado rango para a galera?

A diretora de planejamento de cardápios da Sapore, multinacional brasileira no segmento de alimentação, Cassia Gallego, deu algumas dicas para que a ceia seja abundante, mas que a comida não seja jogada fora.

A primeira coisa é fazer uma lista completa de todos os convidados que estarão presentes na ceia. Isso ajudará a determinar a quantidade total de comida necessária. Depois, pense no cardápio com todos os pratos que pretende servir, incluindo saladas e sobremesas, além de opções para quem tem restrição alimentar. E não esqueça das crianças, ajustar as porções e oferecer opções mais agradáveis ao paladar delas. Calcule as porções com cuidado para evitar excessos. Planeje com base no apetite médio dos convidados. Se ligue na tabela:

Imagem ilustrativa da imagem Saiba como calcular a quantidade de comida para a ceia de Natal
Foto: Sapore

Leia Também:

“No caso de saladas, na quantidade, sugerimos uma variedade, não apenas uma. O mesmo vale para a sobremesa. Pode se pensar em várias sobremesas, que somem o número de porções para cada convidado”, explica a diretora.

Outra dica de Cassia é reservar um espaço para servir as comidas, como um buffet ou aparador, onde convidados possam se servir. “Um buffet de autosserviço reduz a chance de excessos”, completa.

“Prepare o máximo possível com antecedência para evitar o estresse no dia da ceia. Certos pratos podem ser congelados e reaquecidos, facilitando a organização”.

Vale destacar que estas são apenas orientações gerais, e você pode ajustar as quantidades com base nas preferências dos seus convidados e no seu próprio estilo de celebração, mas também contribuir para a redução do desperdício alimentar.

exclamção leia também