O histórico Teatro Vila Velha, em Salvador, ganhará uma cara nova. Completando 60 anos em 2024, o TVV passará por um processo de modernização, apresentado nesta quarta-feira (4), realizado pela prefeitura.
Leia mais:
Projetos de alunos da rede pública baiana são apresentados no Paraguai
Boca de Brasa certifica turmas com mostras culturais e atrações artísticas
Pé-de-Meia: em pouco tempo, programa já tem impacto positivo
O secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, reforça que este é um momento importante para a cultura de Salvador. “Este projeto foi feito com muito carinho. Nós assinamos o contrato de licitação ontem (3) e a duração da obra está em torno de 300 dias, com investimento de aproximadamente R$ 11 milhões somente na parte física. Ainda devemos investir cerca de R$ 10 milhões em novos equipamentos”, disse.
O gestor relevou ainda que em breve será assinada a ordem de serviço para início das intervenções. “Vamos conseguir entregar o TVV da melhor forma possível e no prazo, para já estarmos no ano que vem com o teatro aberto, funcionando em toda a sua potência”, completou Tourinho.
Entre as reformas, está a execução de um novo eixo de circulação para o teatro (passarela, escadas e elevador), além de novo volume na cobertura (área administrativa), qualificação dos ambientes internos e criação de depósito externo. A obra tem previsão de ser concluída no final de 2025.
O formato do palco será mantido e ganhará melhor capacidade técnica, com tecnologias e equipamentos de ponta. Também estão previstas a implantação de novo sistema de ar-condicionado, a qualificação acústica, a adequação do sistema elétrico do teatro, a adequação à legislação de acessibilidade universal e o Projeto de Combate ao Incêndio.