23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Cultura - 04/09/2024, 06:00 - Amanda Souza

Boca de Brasa certifica turmas com mostras culturais e atrações artísticas

Evento contou com a apresentação de quatro mini documentários produzidos pelos alunos

Ação é possível com recursos do edital Polos Criativos Boca de Brasa
Ação é possível com recursos do edital Polos Criativos Boca de Brasa |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

O Teatro Módulo, na Pituba, foi palco do evento de certificação dos alunos do Polo Gantois da Escola Criativa Boca de Brasa (ECBB) ICEAFRO, na tarde de terça-feira (3). A cerimônia, denominada "Palco Aberto Boca de Brasa", marcou a conclusão das oficinas de sonorização, contrarregragem, audiovisual, música percussiva e gastronomia, realizadas desde o mês de abril. O evento, aberto ao público, teve como grande objetivo compartilhar os trabalhos desenvolvidos ao longo das oficinas.

A coordenadora do polo Gantois do Boca de Brasa, Fabiola Aquino, destacou a importância das oficinas para a profissionalização dos participantes. "As oficinas têm coisas muito práticas e precisam ser experimentadas. Esse é um projeto de incubação cultural, em que a gente trabalha com um público que já está envolvido com a arte, e aqui eles vêm para se profissionalizar ainda mais, em oficinas totalmente gratuitas. E hoje é o momento de mostrar o que foi produzido aqui", comentou Fabiola.

O evento contou com a apresentação de quatro mini documentários produzidos pelos alunos, todos centrados na temática do Terreiro Mãe Menininha do Gantois, além de uma esquete do espetáculo "Encruzilhada", de Leno Sacramento. Cada um dos cinco grupos de oficineiros teve a oportunidade de apresentar e falar do seu trabalho ao longo dos últimos meses; ao final, eles receberam os seus certificados de conclusão.

Val Soriano, atriz do Bando de Teatro Olodum e diretora artística do projeto, reforçou a relevância de iniciativas como essa para a formação de novos artistas.

"É muito importante trazer esses artistas para dentro de um teatro como esse, isso profissionaliza completamente tudo o que eles aprenderam e agora podem revelar para o público. São muitos talentos que estão na nossa cidade, e essa escola é um grande celeiro. Isso me deixa muito encantada, porque foi assim que comecei a fazer teatro. Por isso fiz questão de vir aqui fazer acontecer", declarou Val.

O evento foi uma celebração não apenas dos conhecimentos adquiridos, mas também da cultura e arte que permeiam a comunidade. A ação é possível com recursos do edital Polos Criativos Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, e Prefeitura Municipal de Salvador.

Experiência

A atriz Cristina Leifer foi uma das alunas da oficina de audiovisual. Ela garante que foi uma experiência enriquecedora e que, agora, a ideia é expandir ainda mais os conhecimentos nesta área. “Eu estou flertando com o audiovisual e surgiu essa oportunidade, que eu decidi aproveitar. Foi uma experiência maravilhosa, primeiro por me conectar ao sagrado, por estar ali no terreiro do Gantois, e também pelas pessoas que conheci, pelos profissionais competentes e generosos que ministraram a oficina”, contou.

“Eu não tinha intimidade com essa área, e agora sinto que tenho um pouco mais de relação com o vocabulário, com a técnica e com o instrumental de tudo isso. Foi tão bom que estou dando continuidade, estou fazendo agora um curso de roteiro para seguir com o aprendizado”, compartilhou Cris.

exclamção leia também