25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Vão longe! - 04/09/2024, 17:58 - Da Redação

Projetos de alunos da rede pública baiana são apresentados no Paraguai

Grupo de 17 alunos fala sobre temas como sustentabilidade e tecnologia

Com apoio do Governo do Estado, participação acontece a partir desta quarta (4)
Com apoio do Governo do Estado, participação acontece a partir desta quarta (4) |  Foto: Divulgação/SEC

Um grupo de 17 estudantes da rede pública da Bahia - de Salvador, Boninal e Campo Formoso - participa, a partir desta quarta (4), com apoio do Governo do Estado, da Primer Sudamericano de Ciencias Y Tecnologia Escolar. No evento, promovido pelo Centro Educativo La Esperanza, os participantes apresentam os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Leia também:
Pé-de-Meia: em pouco tempo, programa já tem impacto positivo
Dois ambulantes são presos por colocar aparelhos odontológicos na rua em SSA

O estímulo à iniciação científica na Educação Básica na Bahia, impulsionado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), tem transformado sonhos em realidade e os investimentos em escolas modernas e laboratórios de ponta, ajudaram os alunos a desenvolverem projetos em áreas como Sustentabilidade e Tecnologia.

Do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), que funciona no Colégio Estadual Central da Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador, quatro projetos serão expostos, com temas que tocam a produção sustentável de papel, a preservação da flora manancial natural, a diminuição do descarte de resíduos sólidos têxteis e a conscientização e aprendizado sobre a Mata Atlântica.

Para Everton Ribeiro Silva, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), que funciona no Colégio Estadual Central da Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador, a experiência tem sido transformadora.

“Desde o primeiro momento, o contato com culturas e perspectivas diferentes traz uma nova visão sobre a Ciência. Cada conversa é uma chance de expandir e de adquirir conhecimento”, revelou o estudante, que vai apresentar sua proposta para a valorização da área do Dique do Tororó.

“Esta é a minha primeira participação em uma feira de Ciências e está sendo em outro país. Estou muito feliz em representar minha cidade, meu Estado e país”, comemorou o estudante Antony de Jesus.

A professora Laísa Brandão, do CJCC de Salvador, é a responsável pelas oficinas de Sementes da Bahia e Minha Flora, através das quais ela ajuda os alunos a desenvolverem uma percepção sobre a importância dos estudos. “É muito importante compartilhar com meus estudantes tantas aprendizagens. O envolvimento com a Ciência muda a visão de mundo e trouxe os estudantes até aqui”, considerou.

Imagem ilustrativa da imagem Projetos de alunos da rede pública baiana são apresentados no Paraguai
Foto: Divulgação/SEC

Para além de conquistar prêmios, participar de eventos nacionais e internacionais fortalece o protagonismo estudantil, inspirando os jovens a seguirem carreiras científicas e a mudarem o mundo. É o que acontece com os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Rui Barbosa, do município de Boninal.

Sob a orientação do professor Luan Anjos Souza, eles vão apresentar o projeto “Segurança escolar”, tendo como base a gestão eficaz da Tecnologia Digital e de Recursos Humanos para todas as escolas.

Do Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes, localizado em Campo Formoso, estão sendo apresentados os projetos “Sisal com(ciência): bioplástico produzido a partir da fibra de sisal” e “Umbu com(ciência): bioplástico desenvolvido a partir da fibra do caroço de umbu”. Os dois trabalhos foram criados pelos estudantes com a perspectiva de tentar minimizar os problemas causados no meio ambiente pelos plásticos convencionais.

exclamção leia também