Será que vem aí? A Igreja Católica Apostólica Romana está próxima de reconhecer mais uma santa nascida em Salvador: a Serva de Deus Vitória da Encarnação. A fase arquidiocesana do processo de beatificação será oficialmente encerrada nesta quarta-feira (25), durante uma cerimônia no Convento do Desterro, local onde a religiosa viveu e faleceu, sendo conhecida por sua fama de santidade.
Leia também:
NAU Fest reúne estudantes de escolas públicas na Fonte Nova
Programa oferece bolsas integrais para curso de Medicina em Salvador
O evento, marcado para as 10h, será conduzido pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha e pelo postulador da causa, frei Jociel Gomes, com a participação de membros da Comissão Histórica e devotos que relatam graças e milagres obtidos por meio da intercessão de Vitória da Encarnação.
O processo de beatificação teve início em novembro de 2019, precisou passar por uma pausa em razão da pandemia e foi retomado em abril deste ano. Esse é o primeiro passo para que a madre possa se tornar santa. Agora, o processo será remetido ao Dicastério da Causa dos Santos, na Santa Sé, com toda a documentação levantada a respeito da Madre Vitória da Encarnação, além dos testemunhos e dos relatos coletados e analisados por um Tribunal.
Quem foi a Serva de Deus Vitória da Encarnação?
A história de Vitória da Encarnação, conhecida como "Serva de Deus", está marcada por uma profunda dedicação à vida religiosa e à caridade. Nascida na Bahia, ela viveu em um período em que o Brasil ainda estava sob domínio colonial, e se destacou pela intensa devoção e compromisso com a espiritualidade.
Segundo relatos, Madre Vitória da Encarnação possuía o dom de sonhar com pessoas em necessidade e, logo após, enviava auxílio a elas. Além disso, a religiosa era frequentemente procurada pelas Irmãs do convento, que, mesmo em clausura, recorriam a ela para encontrar objetos perdidos.