O NAU Fest 2024 reuniu centenas de jovens estudantes de escolas municipais e estaduais em um evento que promoveu debates sobre empreendedorismo, cultura, economia criativa, sustentabilidade e tecnologias, na terça-feira (24), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Organizado pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), o evento teve como objetivo oferecer ferramentas e conhecimento para que os jovens possam pensar de forma mais ampla sobre suas escolhas profissionais.
Das 8h às 17h, o público composto por alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio pôde participar de diversas atividades, como palestras e painéis inspiradores. A programação incluiu relatos de pessoas que transformaram suas vidas por meio do empreendedorismo, como a palestra de Ana Telles, que compartilhou sua história de superação com o tema “De ex-moradora de rua a primeira milionária da família”.
Elde Oliveira, presidente da JA Bahia, destacou a importância do evento na vida desses jovens. “Eles saem daqui impactados, porque essa ‘pílula inspiracional’ faz com que enxerguem novas possibilidades e tomem decisões melhores para suas vidas. Aqui, eles aprendem que não precisam se limitar à educação tradicional de serem apenas empregados, mas podem empreender e transformar suas próprias realidades”, afirmou Elde.
Essa foi a segunda edição presencial do NAU Fest na Bahia, e contou com o apoio das secretarias municipal e estadual de Educação, que facilitaram o acesso das escolas ao evento. Toda a logística do evento foi custeada pela JA Bahia, instituição dedicada a fomentar a educação empreendedora entre jovens do ensino médio.
História que inspira
A programação do evento foi cheia de histórias inspiradoras, como a de Bruno Omeltech, um rapaz que nasceu em uma das favelas mais perigosas do Brasil, o Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo, mas teve sua história transformada pela educação e hoje lidera a própria empresa com operação em quatro países. “Quando a gente vem da periferia, temos uma realidade que, muitas vezes, parece não oferecer alternativas além do que está ao nosso redor. Por isso, eventos como esse são tão importantes, pois mostram para esses jovens que sim, é possível; que dá para sair daquela realidade”, disse.