A Bahia está em alerta laranja devido à previsão de chuvas fortes e ventos intensos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou que, até terça-feira (14), a previsão é de chuvas de até 100 mm e ventos que podem alcançar até 100 km/h, trazendo sérios riscos para a população.
Leia mais:
Volume de toró em Salvador superou esperado para janeiro em 48h
Chuva na Bahia: ocorrências são registradas em 65 cidades
Esquece bronze! Tempo chuvoso deve continuar em toda a Bahia
No último fim de semana, a situação foi crítica em diversas cidades do estado, com alagamentos e danos em estruturas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, mais de 1.100 pessoas estão desabrigadas e 818 desalojadas.
Cidades afetadas
Ao todo, 59 municípios foram afetados, e cidades como Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe e Floresta Azul já estão em estado de emergência.
Segundo a Prefeitura de Jaguaquara, o município registrou 62 pessoas desabrigadas, 160 desalojadas, além de um ferido e 49 imóveis danificados. Já em Maiquinique cerca de 2 mil casas foram afetadas e 6 estão desalojadas, conforme informado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).
Outros municípios que registraram ocorrências por causa das chuvas são: Itapebi com 300 pessoas desalojadas, 50 desabrigadas e 1.000 afetadas; e Dias D’Ávila com 100 pessoas afetadas e 2 desalojadas .
Chuvas 'barrotes'
Santa Inês, Gentio do Ouro e Vitória da Conquista registraram as maiores quantidades de chuva, com 168 mm, 139 mm e 141 mm, respectivamente.