26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

volta, sol! - 13/01/2025, 21:29 - Da Redação

Esquece bronze! Tempo chuvoso deve continuar em toda a Bahia

Inema explicou atuação das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)

Chuva deve continuar em todo o estado da Bahia
Chuva deve continuar em todo o estado da Bahia |  Foto: Mila Souza/ Ag. A TARDE

Torós vão continuar! O tempo chuvoso deve persistir na Bahia até a próxima sexta-feira (17), de acordo com o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Leia mais:
Estudantes enfrentam fortes chuvas para realizar vestibular da UNEB
Ruas alagadas, carro submerso e mais: chuvas causam caos na Bahia

A atuação das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que formam um corredor de umidade entre a Amazônia e o Oceano Atlântico, fenômeno típico do verão, segue influenciando a condição de tempo instável, mantendo o céu nublado e chuvas de baixa intensidade na maior parte do estado, sendo que a região centro-oeste deve ser a mais atingida.

O tempo desta segunda-feira (13) teve chuvas de intensidade fraca, acompanhadas de céu nublado, nas regiões da Chapada Diamantina, sudoeste, oeste, além de municípios que fazem divisa com Minas Gerais. Nas demais áreas, o tempo apresentou variação na nebulosidade, com possibilidade de chuvas fracas. Já no extremo Nordeste, o céu permaneceu parcialmente nublado e com chuvas fracas e isoladas.

Já entre terça (14) e sexta (17), a previsão é de continuidade do tempo instável em quase todo a Bahia, com chuvas de intensidade entre fraca e moderada. Os maiores volumes são esperados na região do centro-oeste da Bahia.

Chuvas no verão

A meteorologista do Inema, Julyane Souza, explica que, climatologicamente, o período entre os meses de novembro 2024 a março 2025 faz parte do primeiro período chuvoso na faixa oeste e centro-sul da Bahia.

“A ocorrência das precipitações está associada, principalmente, a chegada das frentes frias, ou vestígios delas, que avançam pelo Sudeste do País, bem como pela atuação da ZCAS, principal sistema responsável pelo transporte de umidade vinda da região amazônica”, explicou.

A meteorologista disse ainda que este é um fenômeno climático dinâmico, influenciado pela interação com outros sistemas atmosféricos, a exemplo das frentes frias. Acontece quando massas de ar que vêm do Norte e do Sul do país se encontram, compondo uma grande concentração de nuvens nesse local, como se fosse um corredor de umidade e nebulosidade.

exclamção leia também