Em apenas 48 horas, Salvador acumulou mais chuva do que o esperado para todo o mês de janeiro. Segundo a Defesa Civil (Codesal), alguns bairros registraram mais de 120 milímetros de chuva, enquanto a média esperada era de 79,9 mm.
Leia mais:
Ruas alagadas, carro submerso e mais: chuvas causam caos na Bahia
Pau da Lima é o bairro mais impactado pelas fortes chuvas
As regiões mais atingidas incluem Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 123,6 mm, Ilha dos Frades, com 92,8 mm, e Itapuã, que acumulou 89 mm. O temporal é consequência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que tem causado chuvas intensas desde sexta-feira (10), afetando não só a capital baiana, mas também a Região Metropolitana e o interior.
A situação já mobilizou 80 chamados pelo número 199, com destaque para 29 ameaças de desabamento e 28 deslizamentos de terra. Até a tarde de domingo (12), os locais mais afetados foram Pau da Lima, a região do Subúrbio e as Ilhas, além do bairro da Liberdade.
Travessias interrompidas
Ainda devido ao mau tempo, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) suspendeu a Travessia Salvador-Mar Grande às 16h de domingo, conforme recomendação da Capitania dos Portos. Já as escunas de turismo permanecem sem funcionar desde sábado (11).