O Dia do Professor, celebrado nesta quinta-feira (15), é uma data importante para reconhecer aqueles que têm um papel essencial na formação das futuras gerações. Apesar da importância da profissão, a realidade enfrentada pelos educadores apresenta desafios que, frequentemente, vão além do que se imagina.
Leia mais:
Funceb realiza oficinas gratuitas de teatro; veja como se inscrever
Seleção professores formadores: SEC chama candidatos para a entrevista
Professores da UNEB declaram greve por tempo indeterminado
Daniela Cupertino, professora da rede estadual há 25 anos, compartilha as dificuldades que complicam sua rotina na sala de aula. Para a docente, os problemas vão muito além do uso excessivo de celulares pelos alunos.
"Muitos estudantes conseguem usar seus dispositivos para jogos e apostas, mas não para aprender", lamenta em entrevista ao Portal MASSA!.
Firme e forte
Mesmo diante de tantos desafios que permeiam o cotidiano escolar, o professor de química Vinicius das Neves permanece firme em sua missão.
O que me motiva a seguir é a transformação que a educação pode trazer para a vida dos alunos
Professor Vinicius das Neves
"O que me motiva a seguir é a transformação que a educação pode trazer para a vida dos alunos. Ver o progresso e o entusiasmo deles ao aprender é uma recompensa imensa. Acredito que educar é um ato de esperança e de construção de um futuro melhor", ressalta.
Projetos importantes
Daniela, que atualmente atua como docente de artes visuais, pontua que a criação e disseminação de projetos artísticos podem contribuir significativamente para uma forma mais eficaz de ensinar.
A formação contínua e suporte psicológico para os educadores seriam essenciais
Professor Daniela Cupertino
*Sob a supervisão do editor Pedro Moraes