
Na noite desta quinta-feira (25), o professor e escritor Leonardo Campos encerrou a Semana Nacional do Trânsito com o lançamento do livro “Visão Zero: Atravessando a Faixa da Cidadania com a Educação Para o Trânsito”, em um evento realizado na UNIFTC. A obra propõe que a segurança viária seja discutida de forma lúdica dentro das salas de aula.
Leia Também:
A obra tem o objetivo de tornar o aprendizado mais divertido e alinhado ao que prevê o Plano Nacional de Educação. Acompanhada de um jogo de tabuleiro, ela apresenta orientações sobre como professores da educação básica podem aplicar o tema em diferentes disciplinas, como linguagens, física, química, biologia e línguas estrangeiras, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Campos destacou a importância de metodologias inovadoras no processo de ensino. “Na era das atuais tecnologias, as salas de aula precisam se tornar mais lúdicas. É possível aprender de maneira divertida”, afirmou.
Durante o lançamento, foram distribuídos 120 kits do livro e jogo em escolas públicas e privadas de Salvador e da região metropolitana. A ação contou com a parceria de estudantes do curso de Inovação e Empreendedorismo da Rede UNIFTC.
Mirian Bastos, gerente de educação para o trânsito da Transalvador e autora do prefácio da obra, elogiou a iniciativa. “É um exercício de cidadania do professor, idealizador do projeto, que demonstra como a sociedade civil pode colaborar com as iniciativas das instituições públicas”, destacou.
A versão digital do livro é gratuita e pode ser solicitada diretamente ao autor pelo Instagram (@leodeletrasecinema) ou pelo e-mail [email protected].
*Sob supervisão do editor Anderson Orrico