
Uma audiência pública está programada para acontecer, nesta terça-feira (19), pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. A ideia do encontro é discutir a alta do preço dos combustíveis no estado da Bahia, após a privatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada no município de São Francisco do Conde.
Vendida em 2021 ao grupo Mubala Capital, fundo de investimento dos Emirados Árabes, a refinaria teve o passaporte passado pelo valor de R$ 1,65 bilhão. À época, o preço foi avaliado por especialistas como 50% do valor dela no mercado, conforme indicado pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).
Solicitada pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA), a audiência conta com participação confirmada de um representante da Casa Civil do Governo Federal, do coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, Jairo Batista, coordenador-geral do Sindipetro e Diogo Gonçalves Bezerra, Gerente de Comercialização no Mercado Interno da Petrobrás.
Leia Mais
Refinaria na Bahia nunca deveria ter sido vendida, diz ministro
FUP quer reestatização da Refinaria Landulpho Alves
Petrobras vai aumentar preços da gasolina e no diesel
Outras personalidades, como Evaristo Pinheiro, presidente da Associação Brasileira dos Refinadores Privados e Valéria Amoroso Lima, diretora-executiva de Dowstream do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), também estarão presentes.