O funcionamento do Pix por aproximação será disponibilizado a partir da próxima semana, segundo confirmado nesta terça-feira (29), pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, durante o evento Lide Brazil Conference London.
Leia Mais:
Chega de Poluição Sonora: movimento completa quatro anos em Lauro
Operação flagra posto vendendo 'gasosa' adulterada em Feira de Santana
Mutirão oferece exames de mamografia para servidoras da SEC
“Nós vamos ter um evento com a Google porque vamos lançar o pagamento por aproximação do Pix. Do mesmo jeito que você tem hoje na wallet [carteira] da Google seus cartões de crédito, que você só encosta o celular e paga, vai começar a fazer isso com o Pix a partir da semana que vem”, declarou Campos Neto.
Campos Neto esclareceu ainda que em decorrência da característica de ser programável, o Pix permite que o BC seja hábil em adicionar novas funcionalidades em termos de programabilidade de dinheiro.
Dessa forma, a modalidade por aproximação irá permitir a oferta de pagamento instantâneo nas carteiras digitais, sem precisar de acesso ao aplicativo da instituição financeira. Com a nova mudança, o cliente terá a oportunidade de escolher sua instituição, cadastrar a conta na carteira digital e salvá-la para efetuar o pagamento presencial com o Pix por aproximação.