27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Referência! - 02/09/2025, 15:40 - Da Redação

Pioneiro no vôlei de praia, baiano Paulão morre aos 56 anos

Nascido em Salvador, atleta foi vítima de um infarto

Paulão foi o primeiro campeão brasileiro
Paulão foi o primeiro campeão brasileiro |  Foto: Reprodução/CBV

O ex-atleta de vôlei de praia Paulo Roberto Moreira da Costa, popularmente conhecido como Paulão, morreu nesta terça-feira (2), aos 56 anos, vítima de um infarto. O soteropolitano foi o primeiro campeão brasileiro da modalidade olímpica em 1991, em dupla com Paulo Emílio.

Leia Também:

Paulão e Paulo Emílio conquistaram juntos a medalha de bronze no primeiro Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, em 1997, além do vice-campeonato no Circuito Mundial da temporada 1992/1993. Mais recentemente, ele atuava como técnico da seleção chilena de vôlei de praia.

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lançou uma nota de reconhecimento pela trajetória de Paulão. Se ligue:

A Confederação Brasileira de Voleibol lamenta profundamente o falecimento de Paulo Roberto Moreira da Costa, o Paulão, aos 56 anos. O atleta baiano foi o primeiro campeão do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em 1991, ao lado de Paulo Emílio. Em 1996, a dupla conquistou o bicampeonato brasileiro. Juntos, Paulão e Paulo Emílio ganharam também a medalha de bronze do primeiro Campeonato Mundial de vôlei de praia, em 97, e o vice-campeonato do Circuito Mundial, na temporada 92/93. Atualmente, Paulão trabalhava como treinador da seleção do Chile de vôlei de praia.

“Paulão foi um precursor no vôlei de praia e marcou a modalidade não só no Brasil como em outros países, realizando um grande trabalho de desenvolvimento do esporte. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande atleta”, disse Radamés Lattari, presidente da CBV.

Bahia se despede de Paulão

Torcedor declarado do Tricolor de Aço, ele participou do evento de anúncio da equipe tricolor na modalidade em março deste ano.

Em um comunicado oficial, o Bahia celebrou a carreira e lamentou a perda doo ex-atleta e, até então, treinador da seleção chinela.

Desde 2017 no Chile, Paulão era o treinador principal da seleção nacional e contribuiu para o desenvolvimento da modalidade naquele país. Lá, conduziu a equipe em conquistas de títulos sul-americanos, pódios pan-americanos e uma classificação olímpica.

exclamção leia também