
A Petrobras anunciou a retomada da perfuração de poços terrestres na Bahia após seis anos de paralisação.
O retorno das atividades começou com a perfuração de um novo poço no campo de Taquipe, localizado no município de São Sebastião do Passé, a cerca de 80 km de Salvador.
Leia Também:
De acordo com o planejamento da empresa, a expectativa é perfurar cerca de 100 novos poços em território baiano nos próximos cinco anos. As perfurações estão previstas para acontecer em cidades com histórico de exploração petrolífera, como Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé.
Para viabilizar esse plano de expansão, três sondas de perfuração já foram contratadas, incluindo a utilizada no campo de Taquipe. A Petrobras também firmou contratos que preveem a aquisição de dez novos equipamentos de produção terrestre. Com isso, o número de sondas de produção operando no estado deve saltar de 13 para 23.
Fábrica de fertilizantes será reativada
Outro anúncio importante feito pela estatal é a retomada das operações em fábricas de fertilizantes localizadas na Bahia e em Sergipe. O retorno será possível após um acordo com a empresa Proquigel, subsidiária da Unigel, encerrando um longo impasse contratual entre as partes.
O acordo deve ser assinado até o fim deste mês, mas ainda precisa ser homologado pelo Tribunal Arbitral.