29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Fraude - 10/05/2025, 16:02 - Da Redação e Agência Brasil

Lula promete rigor em apuração sobre o INSS: "Foi um assalto"

Presidente comentou sobre a investigação que está em andamento

Presidente está em Moscou, onde deu entrevista coletiva
Presidente está em Moscou, onde deu entrevista coletiva |  Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (10) que aposentados e pensionistas não serão prejudicados pelos descontos não autorizados de mensalidades associativas na folha de pagamento do INSS.

Segundo ele, o governo está comprometido em apurar o caso com rigor e responsabilidade.

Leia Também:

“Você poderia ter feito uma pirotecnia e não ter apurado. Como a gente quer apurar com muita seriedade, tanto a CGU [Controladoria-Geral da União] como a Polícia Federal foram a fundo na exploração para chegar no coração da quadrilha. Se tivesse feito um carnaval há um ano atrás, possivelmente teria parado no carnaval, como acontece em todas as denúncias”, declarou o presidente, em resposta às críticas sobre a demora nas investigações.

Investigação

Lula destacou que as apurações identificaram um esquema que, segundo ele, opera desde 2019 e envolve entidades que se aproveitaram dos beneficiários do INSS.

“A CGU e a nossa Polícia Federal, num processo de investigação com muita inteligência, sem nenhum alarde, conseguiram desmontar uma quadrilha que estava montada desde 2019 nesse país. Tem entidades sérias no meio que certamente não cometeram nenhum crime e tem entidades que foram criadas para cometer crime”, afirmou.

O presidente ressaltou que os valores envolvidos pertencem diretamente aos aposentados e pensionistas, e que o governo vai buscar devolver os recursos indevidamente cobrados. “Devolver ou não vai depender de você constatar a quantidade de pessoas que foi enganada, a quantidade de pessoas que teve o seu nome numa lista sem que ele tivesse assinado. Porque aqueles que assinaram, autorizaram [os descontos das mensalidades]”, explicou.

Por fim, Lula enfatizou a gravidade do esquema. “O que eu acho mais grave, não foi dinheiro dos cofres públicos. Esse dinheiro estava no bolso do aposentado quando alguém pediu para descontar do salário dele. Então, o crime foi um assalto aos aposentados e pensionistas deste país. Eles não foram no cofre do INSS, eles foram no bolso do povo”, concluiu.

exclamção leia também