
A nave Kosmos 482, que foi lançada para uma missão espacial no planeta Vênus, em 1972, nunca chegou ao destino final, ficando à deriva na órbita do planeta Terra. Devido ao tempo, ela se dividiu em quatro partes.
Leia Também:
Segundo a NASA, uma dessas partes poderia cair novamente na atmosfera terrestre. As coordenadas da possível queda, que ficou entre 52 graus de latitude norte e 52 graus de latitude sul, indicaram que o lixo espacial poderia aterrisar em algum local do Brasil, com chances de atingir o sul da Bahia.
No entanto, Jean Carvalho, Dr. em Física com especialidade em dinâmica orbital e planetologia, explicou ao Massa! que a reentrada da nave já ocorreu sobre a Alemanha, na manhã deste sábado.
“A nave de descida não foi detectada pelo radar sobre a Alemanha na passagem esperada hoje mais cedo, então tudo indica que a reentrada já tenha ocorrido. Aparentemente caiu na Terra nesta manhã de sábado, provavelmente no Oceano Índico. Ela foi avistada pela última vez por radar sobre a Alemanha, segundo a Agência Espacial Europeia", explicou.
De acordo com a EarthSky- a Roscosmos — agência espacial da Rússia — enviou uma mensagem via telegrama oficial informando que um objeto reentrou na atmosfera da Terra por volta das 6h24 UTC (horário universal), sobre o Oceano Índico.
Objetos espaciais que já caíram na Bahia
O caso mais recente ocorreu em julho de 2024, quando um detrito espacial iluminou o céu de cidades da Bahia, além de outros estados do Nordeste, como Piauí, Ceará, Pernambuco e Paraíba. O fenômeno, registrado por câmeras de segurança e compartilhado nas redes sociais, foi causado por um bólido — um meteoro grande e brilhante, como uma estrela cadente .
