
Com o feriadão batendo na porta, o fluxo de pessoas que vão deixar Salvador para curtir o fim de semana promete ser intenso. Seja pelo ferry-boat, pelas lanchinhas, catamarãs ou até mesmo pela rodoviária, a quantidade de passageiros será grande. Por isso, alguns terminais de transporte da capital terão atendimento reforçado e até disponibilidade de hora extra para que não tenham longas filas.
Leia Também:
Ferry-boat
De acordo com a Internacional Travessias Salvador, concessionária responsável pelo Sistema Ferry-Boat, a expectativa é de um fluxo superior a 100 mil passageiros e mais de 15 mil veículos - aumento de aproximadamente 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Haverá operação 24 horas de quinta-feira (17) para sexta (18), no Terminal São Joaquim, e de segunda (21) para terça-feira (22), no Terminal Bom Despacho.
Além disso, a empresa vai operar com horários extras de travessias, de acordo com a demanda e a disponibilidade das embarcações. Nesta quinta (17), segundo dados do Filômetro, que pode ser verificado no site da concessionária, a fila está intensa com mais de 3 horas de espera.
Desde o ano passado, o serviço conta com nova forma de pagamento da passagem convencional para pedestre, facilitando o acesso e reduzindo possíveis filas. Com o sistema, o passageiro acessa diretamente nas catracas através do seu cartão de crédito ou débito habilitado com tecnologia por aproximação.
Lanchinhas e Catamarãs
A galera que pretende fazer a Travessia Salvador-Mar Grande ou Salvador-Morro de São Paulo também terá atendimento especial. Entre quinta (17) e terça (22), os dois sistemas mobilizaram uma frota total de 15 embarcações, sendo 10 lanchas e cinco catamarãs. A princípio, a saída dos terminais será a cada 30 minutos.
Rodoviária
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) revelou que a expectativa é de fluxo intenso e a previsão é de 56.500 passageiros passando pela Rodoviária de Salvador, entre quinta (17) e segunda (21). Ainda de acordo com a Agerba, 600 horários extras serão abertos para facilitar a vida dos passageiros.
Confira o movimento previsto por dia:
- 17 de abril (quinta-feira): 21.000;
- 18 de abril (sexta-feira): 13.000;
- 19 de abril (sábado): 10.000;
- 20 de abril (domingo): 6.000;
- 21 de abril (segunda-feira): 6.500.