
Os baianos já podem se preparar porque a conta de luz vai pesar mais no bolso a partir do dia 22 de abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 2,05% nas tarifas da Coelba, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado.
Leia Também:
Para as pessoas que moram em casa ou apartamento e é atendido em baixa tensão, que é o caso da maioria da população, o reajuste será de 1,88%. Já pra quem consome energia em alta tensão, como indústrias e grandes comércios, o aumento vai ser de 2,53%.
A mudança vai atingir cerca de 6,7 milhões de unidades consumidoras espalhadas pela Bahia. Segundo a Coelba, esse aumento vem principalmente dos encargos setoriais, que respondem por 1,86% do índice.

A parte relacionada à transmissão e geração de energia pesa menos, com 0,03%, o que fecha a conta em 1,88% para a baixa tensão. A empresa explicou também como o valor da conta de luz é dividido.
Do total que o consumidor paga, 34,47% são usados para comprar e transmitir a energia. Do restante, apenas 32,22% do valor da conta fica com a Coelba.