27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Alerta! - 06/02/2025, 11:30 - Da Redação

Número de parto de adolescentes aumenta na Bahia, revela obstetra

Médica alerta sobre os riscos da gravidez nesta faixa etária

Essas jovens têm mais riscos de partos prematuros, diabetes gestacional e depressão
Essas jovens têm mais riscos de partos prematuros, diabetes gestacional e depressão |  Foto: Pixabay / Robster_91/ Imagem Gratuita

A gravidez na adolescência é uma questão séria e antiga. Mesmo que o acesso à informação esteja mais facilitado, o número de partos entre adolescentes segue crescendo na Bahia. De acordo com a médica obstetra Andréa Alencar, do Hospital da Mulher em Feira de Santana, em 2024 houve um aumento no número de partos entre essas jovens.

“No ano de 2024, tivemos 840 partos de adolescentes até 19 anos, sendo 505 partos normais e 335 cesáreas. Esses números são bastante elevados e o que observamos é que, em relação a 2023, houve um aumento. Em 2023, tivemos uma média um pouco menor”, disse a médica.

Leia também:
Incidentes e pouco espaço: uso de patinetes elétricos gera debate
Tragédia no Pelourinho: se ligue no estado de saúde das vítimas do desabamento

O aumento também chama atenção em partos entre meninas de 10 a 16 anos. “Em 2023 foram 111 partos, já em 2024 foram 141 partos”.

A gestação na adolescência impacta diversas áreas. Muitas meninas saem das escolas para cuidar dos seus bebês. Essas jovens têm mais riscos de partos prematuros, diabetes gestacional e depressão.

Do dia 1º ao dia 8 de fevereiro acontece a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Segundo o Portal do Senado, essa lei está inclusa no Estatuto da Criança e do Adolescente e tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para reduzir a incidência de gravidez nessa faixa etária.

exclamção leia também