Os patinetes elétricos viraram febre entre baianos e turistas, desde os primeiros dias de janeiro de 2025, mas também têm gerado discussões em Salvador. O motivo? Eles dividem o espaço nas ciclovias com pedestres, ciclistas, motos elétricas e até carros em alguns lugares, o que já causou alguns incidentes, principalmente entre os bairros do Rio Vermelho e da Barra.
Pensando nisso, o Portal MASSA! foi conversar com os usuários desses patinetes para entender o que eles acham da segurança e do uso desses veículos na orla de Salvador. Yta Mário Dutra, de 49 anos, natural de Serrinha, no interior da Bahia, estava em Salvador, curtindo um fim de tarde ao lado da esposa e dos filhos. Enquanto ele passeava, os filhos se divertiam com patinetes elétricos na frente do Farol da Barra.
Yta revelou suas impressões sobre a novidade e os cuidados necessários para garantir a segurança no trânsito, especialmente com o aumento do uso dos patinetes elétricos. "Acredito que devemos ter muito cuidado, porque a mistura de bicicletas e automóveis, com tanta gente circulando nessa nova modalidade, exige atenção", afirmou, relatando que presenciou um incidente envolvendo um transeunte e uma pessoa que estava usando o patinete elétrico.
"Deveriam, no mínimo, oferecer um capacete para proteção. Mesmo sendo um veículo com velocidade máxima de 20 km/h e risco pequeno, ainda assim seria importante", acrescentou.
Já o turista Leonardo Pereira, de 36 anos, natural de Manaus, que estava passeando com a esposa e os dois filhos, afirmou não se sentir totalmente seguro ao usar o patinete devido à presença de outros veículos no mesmo espaço.
"Não me sinto à vontade e seguro, porque o equipamento é mais adequado para as crianças. Para mim, não vejo segurança pela grande quantidade de pessoas, carros e bicicletas circulando", afirmou, sugerindo diminuir o fluxo de automóveis no local, pelo menos nos fins de semana.
Especialista de trânsito fala sobre regulamentação
Nossa reportagem conversou com o advogado Danilo Oliveira Costa, especialista em trânsito, transporte e mobilidade urbana, presidente da Comissão de Trânsito da OAB-BA e do Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito. Ele sinalizou alguns pontos importantes que podem ser considerados na regulamentação dos patinetes elétricos em Salvador:
- Definição de Áreas Permitidas: Criar zonas exclusivas para circulação, como ciclovias e ciclofaixas.
- Cadastro de Usuários e Veículos: Implementar um sistema de registro de usuários e veículos para um controle mais eficaz.
- Multas e Penalidades: Estabelecer mecanismos para a aplicação de sanções em caso de infrações às normas.
- Campanhas Educativas: Promover ações que incentivem o uso seguro e consciente dos patinetes.