27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Celebração - 02/12/2024, 19:31 - Da Redação

Nossa Senhora de Guadalupe terá primeira procissão marítima na Baía de Todos-os-Santos

Veja detalhes sobre cortejo marítimo que sairá de Salvador

Procissão de barcos até igreja insere celebração no roteiro de festas religiosas baianas
Procissão de barcos até igreja insere celebração no roteiro de festas religiosas baianas |  Foto: Divulgação

Construída no século XVII, no alto de uma colina da Ilha dos Frades, com uma vista panorâmica das mais privilegiadas para Salvador e a Baía de Todos-os-Santos, a capela histórica de Nossa Senhora de Guadalupe terá, no dia 12 de dezembro, sua primeira procissão marítima.

Nesta primeira edição, a festa tem como compromisso incluir, na Bahia, a homenagem à Rainha das Américas e Padroeira da América Latina no calendário de festas religiosas do verão na Baía de Todos-os-Santos.

Leia também:
Jerônimo Rodrigues visita obras da BYD: "Fazendo história em nossa terra"
Cabras avaliadas em até R$ 150 mil participam de competição na Fenagro 2024

Na quinta-feira, 12 de dezembro, dia da Virgem de Guadalupe, uma procissão de barcos levará uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, especialmente criada pelo artista plástico brasileiro Vik Muniz, até a capela na colina da Ilha.

O cortejo marítimo sairá de Salvador, às 10h, do Terminal Náutico e da Bahia Marina, com destino à Ilha dos Frades, onde a celebração continua até às 18h.

Após a instalação da imagem na igreja, haverá a parte profana da festa, com show do cantor Jau, no restaurante Preta, a metros da praia da Ponta de Nossa Senhora. O ponto turístico conta com o selo Bandeira Azul, uma das principais - e raras no Brasil - certificações internacionais de preservação ambiental.

A experiência gastronômica da festa será assinada por Angeluci Figueiredo, chef do Preta, destino de milhares de pessoas durante todo o ano e um dos pontos mais frequentados da Baía.

A festa é um evento concebido pela Fundação Baía Viva, a comunidade da Ponta de Nossa Senhora da Ilha dos Frades, Andrea Velame e o restaurante Preta. A proposta, com a procissão, é manter a realização todos os anos, sempre no dia 12 de dezembro, o dia consagrado pelo Vaticano a Nossa Senhora de Guadalupe.

A virgem é protetora da causa dos recém-nascidos, da fertilidade, dos povos indígenas latinos e também padroeira do México. Sua imagem é representada por rosas coloridas.

exclamção leia também