A maior Feira Nacional da Agropecuária do Norte-Nordeste (Fenagro) realiza uma grande competição para premiar os melhores tratadores de caprinos e ovinos do Brasil. Para a feira, os tratadores levaram até o Parque de Exposições animais que chegam a ser avaliados em R$ 150 mil.
Leia também:
Pescadoras realizam curso de Gestão e Empreendedorismo na Fenagro
Tejón destaca importância da Fenagro no agronegócio nacional
Produtor leva para a Fenagro cachaça que conquistou Grazi Massafera
Ao Grupo A TARDE, o tratador Iran Simões explicou a disputa em que ele e outros especialistas competem. “A competição é julgamento. Ela é por categoria, em que cada uma tem um peso mínimo e um peso máximo”, disse.
Ele ressaltou que os animais são avaliados a partir do momento que eles completam entre quatro e cinco meses: “Ele tem que ultrapassar aquele peso máximo e, automaticamente, ele segue para outra categoria”, detalhou.
“Um animal que sobe duas categorias por problema de peso, ele automaticamente é desclassificado”, esclareceu.
A conquista dos prêmios, segundo o tratador, ocorre a depender da classificação do animal: “A mensuração pega quantos pontos você fez lá dentro como uma classificatória. Aquele animal que fica em primeiro ele vai disputar um grande campeonato, que é de quatro a seis meses. Enraizado aí vai sair um campeão, aquele que recebe uma pontuação maior”.
Simões garantiu que o “mais importante aqui talvez não seja tanto dinheiro, mas você estar participando, estar lá junto com aquelas pessoas”. “Meu animal está aqui competindo, aí você está aprendendo e vendo o que é que você vai fazer mais tarde para chegar ao nível daquele outro que está ali na sua frente”, completou.