23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Educação - 25/07/2024, 07:30 - Da Redação - Atualizado em 25/07/2024, 08:42

Museus de Salvador ganham status de 'sala de aula' com novo programa

Iniciativa do Governo Estadual tem investimento milionário com o objetivo de usar o patrimônio histórico e cultural da Bahia como método educativo

Lançamento do programa aconteceu em evento realizado na área externa do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC).
Lançamento do programa aconteceu em evento realizado na área externa do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC). |  Foto: Fernando Vivas / GOVBA

Uma iniciativa empolgante vai levar a educação para além das salas de aula, alcançando lugares que pulsam a história da Bahia. É o novo programa estadual que permitirá que estudantes da rede pública explorem os museus de Salvador e do Recôncavo Baiano. Lançado pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura (Secult), o programa visa usar os museus da cidade como extensões das escolas, proporcionando uma educação mais rica e com diversidade de métodos e elementos.

Com um investimento de R$ 13 milhões, o programa Estudantes nos Museus não é apenas uma excursão escolar comum. Ele se propõe a incentivar os jovens a se aprofundarem no rico patrimônio cultural e histórico da Bahia, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo. As atividades planejadas nos ambientes museológicos incluem ações socioculturais e educativas, garantindo uma experiência multidisciplinar que abrange diversos aspectos da cultura e história locais.

Leia mais:
Instituto oferece 120 vagas de curso gratuito para jovens
Sindicato convoca rodoviários para assembleia em Salvador

Além de oferecer aos estudantes a oportunidade de visitar os museus, o programa também está focado na capacitação de professores. Através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Secretaria de Educação deu início às inscrições para a formação “O poder dos museus na Educação: práticas de educação museal na escola”. Esta formação, destinada a 400 professores da rede pública, é parte de um conjunto de ações que visam integrar a cultura e a educação de maneira mais profunda e efetiva.

exclamção leia também