27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

A CASA CAIU - 15/03/2024, 15:11 - Pedro Moraes- Atualizado em 15/03/2024, 17:25

MP denuncia ginecologista que acumula assédios em massa em SSA

Ginecologista tem 71 anos e foi denunciado por pelo menos seis casos

Médico Elziro Gonçalves de Oliveira foi denunciado pelo MP
Médico Elziro Gonçalves de Oliveira foi denunciado pelo MP |  Foto: Montagem Portal MASSA!//Reprodução/TV Bahia//Arquivo/Agência Brasil

As denúncias contra o ginecologista, identificado como Elziro Gonçalves de Oliveira, chegaram a um resultado importante para as vítimas. Com 71 anos, o indivíduo foi denunciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) pelo crime de importunação sexual em seis casos. Nove meses depois do ocorrido, ele teve denúncias de 16 pacientes.

O médico também responde a quatro processos éticos no Conselho Regional de Medicina (Cremeb). Ao menos 13 inquéritos abertos pela Polícia Civil da Bahia (PC-BA) tiveram como destino o órgão público, porém sete já estavam prescritos.

O Portal MASSA! procurou o Cremeb para saber quais medidas devem ser adotadas. Segundo o órgão, o número de denúncias recebidas foi de sete, com "três arquivadas por falta de pressupostos processuais e quatro viraram Processo Ético-Profissional, todos em fase de instrução".

Leia Mais:

"Vítima de médico tarado detalha abuso: "Perguntou se eu me masturbava"

Vídeo: mulher de ginecologista mete porrada em paciente durante exame

Ginecologista acusado de abusos sexuais nos EUA é encontrado morto

Os processos de posse federal, no entanto, têm sigilo processual. "Havendo sanções públicas transitadas em julgado, serão disponibilizadas para conhecimento da sociedade", explica o Conselho.

Agora, o ginecologista tem cerca de 30 dias para apresentar a defesa, com provas e testemunhas. O Portal MASSA! tentou, mas não conseguiu localizar a defesa do médico. O espaço segue aberto para manifestações.

Relembre o caso

No dia 19 de julho de 2023, a primeira denúncia contra Elziro aconteceu no programa Bahia Meio Dia, da TV Bahia. Uma administradora, de 43 anos, denunciou o assédio em uma consulta no centro médico do plano Caixa Assistência dos Empregados do Baneb (Casseb).

exclamção leia também